CURTAS E PODEROSAS

• Em Brusque, Santa Catarina, mulher de 28 anos, que havia, 10 meses atrás, dado a luz a gêmeos, voltou a ter filhos, desta vez trigêmeos que nasceram de 33 semanas, eles foram descobertos na barriga da mãe já com a idade de 22 semanas. Depois de Anita Garibaldi, brotou o feito de outra catarinense: Aline da Silva Costa.

• Mosquitos mataram mais de 725 mil pessoas, no mundo, em 2018. Eles são vetores das doenças da dengue, febre amarela, Chikungunya e zica. Quando eu era guri, bela canção a do Aznavour “Yesterdey when i was young”, ao constatar um amigo se debatendo com os mosquitos vinha a pergunta: “porque te picam los mosquitos”? Uma outra pergunta: esse nome ZICA não poderia ser uma “homenagem” a uma grande dama da noite da boite azul, que era muito concorrida e cuja dona tinha o codinome de ZICA? Tinha muitos e notáveis “mosquitos” de Bento “picando” a Zica. Brincadeira né! Cuidado com a mosquitama que anda solta por ai!

• Fui a três médicos nos últimos dias (se queres a paz, prepara-te para a guerra!), aos três perguntei: fiz a terceira dose da vacina, devo fazer a quarta? Resposta unânime: “nem pensar”! Dois deles me disseram: “tive três pacientes recentes que fizeram as três vacinas e tiveram COVID”. Quanta controvérsia em torno desta tal vacina!

• Ganhei do ELTON GIALDI, da MÉRICA LOJISTICA, dois “mini bolinhos” e um cartão, comemorativos aos 15 anos da empresa. O Elton é considerado o “pai” da nova Fenavinho, revigorada com o pagamento das dívidas e incorporação, pelo CIC, quando era Presidente. Resta saber se aquela máxima “quem pariu Matheus que o embale” vai se aplicar!

• O empresário JORGE GERDAU JOHANNPETER, alinhado entre os cinco maiores empresários do RS, esteve palestrando no CIC de Caxias, presença fez o salão de eventos da entidade “transbordar”. Plateia aplaudiu o empresário de pé. Vale o registro pela firmação de peso: “a nossa condição de competitividade internacional passa pela educação”.

• Turistas passam a ir lá dentro da TRAMONTINA e ver o processo produtivo da empresa. Quando fazíamos o RAINHA DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DO RS, levávamos a efeito uma pesquisa junto as candidatas para saber se a programação, que era rica em eventos culturais e de lazer, havia agradado e o que mais agradara. O resultado era sempre o mesmo: a visita a fábrica da DELLANNO. As gurias adoravam e as acompanhantes, lideres comunitárias em suas cidades, mais ainda.

• Os PETS estão adorando aquele recanto, só deles, na praça VICO. Mas, se pudessem falar pediriam ao Prefeito “dê uma pintada naquelas pichações, mande alguém ensinar as pessoas da manutenção, que varrem dez vezes o mesmo lugar, conversam mais do que trabalham, e, uma lavagem nos nossos “parentes que viraram estátuas” dentro do lago seria muito bom, muita gente tira foto com eles”. AU, AU, AU, Prefeito, obrigado pela “PETPRAÇA”.

• O estilista italiano, ROBERTO CAVALLI, que é ultramilionário, e tem 80 anos, aparece na foto com sua namorada de 22 anos. É O AMOR………? Como cantam os “filhos de Francisco”? Gente, é só para descontrair, meu avô dizia “el mondo le tondo”. “A vida é bela”, digo eu.

• O que não falta em Bento é SUPERMERCADO, FLORICULTURA, PIZZARIA e ACADEMIAS, tem muitas academias para todos os gostos e de todos os preços. Eu deveria frequentar uma delas, mas tenho preguiça, “é bom tu ir” dizem os médicos. Por enquanto eu estou fazendo uma “reserva técnica” de energia: bolos, doces, pés de moleque. Depois eu vou, mas que eu vou, eu vou, “malhar é preciso”. Sem os exageros da fisioterapeuta e fisiculturista cearense Pricila Lynd, 36 anos, campeã overall nos Estados Unidos, categoria mais famosa do fisiculturismo. Será que o CAVALLI namoraria essa moça? Não sei não, ele se “fresqueia”, leva um JAB de direita e………. desaparece! Os dentes? Vão vir parar aqui na Via Del Vino e vai ter gente dizendo que “está começando a nevar flocos grandes de neve”. Não vai faltar um guri puxando o braço da mãe gritando: “olha lá mãe, olha lá duas bolinhas de gude, deixa eu juntar”! E ela, “vamo embora guri, aquilo lá não é vieira é outra coisa”! “Robbe de mati, mia vero”?

MORTES QUE ME ENTRISTECEM

Quem gosta mais, os tios dos sobrinhos ou os sobrinhos dos tios? Eu gostava muito de meus tios, cada um tinha uma peculiaridade; um era DOM JUAN, minha avó materna preocupada com “el ze drio venher vecho”, arrumou uma namorada para ele, uma linda morena, mas era “prata de casa”, não servia, foi casar lá em Farroupilha. O outro, era a bondade em pessoa. O outro, alto funcionário de banco, gostava de organizar excursões, Bariloche era seu lugar preferido, sua alegria e finesse me contagiava. O que faleceu recentemente foi o TIO NELSON, advogado brilhante, líder na família, me ajudou e me amparou muito na juventude e na iniciação profissional. Outro, que eu considerava um Tio, era o Olimpio Tochetto, da Da. Beatriz, que também já se foi. Olinto era uma espécie de “pai de todos fura bolo”. Um “gênio da rádio”, muitas vezes a rádio Difusora e a Rádio Rainha ficavam no ar graças a sua sabedoria e genialidade. E o papo do Olinto era universal, podia tu falar sobre qualquer coisa, qualquer assunto que ele “pegava junto”, mente brilhante e estudiosa que era. Todos meus tios deixaram um legado humano de descendência valioso. Rendo a eles minhas homenagens.

Tio Nelson (96 anos) e Tia Ives com o olhar contemplativo e orgulhoso do legado que deixaram
“Tio” Olimpio, expondo na foto uma “carinha de malandro, pinta de malandro”, foi embora vestindo um belo boné de jogador inglês de golfe, era o nosso “Tiger Woods da eletricidade”

O HERODES MODERNO

O Vereador Rafael Pasqualotto vinha surpreendendo ao conduzir a Presidência do Legislativo com discernimento, equilíbrio e harmonia. Surpreendeu mais uma vez ao lançar, em concorrido evento, livro (200 páginas – Editoria Santorini – Valor da venda R$30,00), intitulado EROTIZAÇÃO E RELATIVISMO INFANTIL – O HERODES MODERNO. Ao fazer a explanação de sua obra na Casa das Artes, Rafael foi didático, demonstrou profundo conhecimento do assunto abordado no livro, “a radicalização das ações e instituições de esquerda no país e suas possíveis consequências nefastas na vida das crianças”, na sua visão. Foi muito convincente e aplaudido.

Presidente do Legislativo Rafael Pasqualotto autografa exemplar de seu livro em mãos do Diretor do Sistema S de Comunicação, Henrique Alfredo Caprara