SÓ CURTAS E PODEROSAS

• Vem ai a FESTA DE SÃO BENTO, de 07 a 10 de Julho. Vai ter de tudo, Procissão das Velas, Missa Crioula, Carreata, Missa Festiva e Almoço no CTG Laço Velho. Você está “bento”? Se não, vá a festa. Se não for “que te benedice Dio”.

• Dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, apontam que já foram registrados 3.226 denuncias de estupro de crianças até 14 anos, a maior parte envolvem crianças de 12 a 14 anos, sendo 2.190 meninas e 214 meninos. Em 2021 foram registradas 5.510 denúncias. Violações acontecem mais dentro da residência da vítima e do autor do crime.

• Começou nesta quinta o regime de recuperação fiscal do estado, que vai até 31 de dezembro de 2030. Próximos dois governos serão obrigados a manter o equilíbrio das contas do estado. Tudo será possível fazer na gestão desde que se aponte de onde virão os recursos e não estoure os gastos, orçamento do ano anterior mais a inflação. Secretária da Fazenda, Ministério da Economia e Tribunal de Contas da União vão exercer a “fiscalização”. Sou a favor deste “corretivo”, embora polêmico.

• Ex-Governador Leite, candidato a Governador, luta para manter o MDB coligado, quer o candidato do MDB como vice dele, coerente com a orientação do MDB nacional. Mas, depois daquelas “mentiragens” ou afirmações “agressivas” na campanha eleitoral de Leite X Sartori, dirigidas ou afirmadas em torno da gestão Sartori no Estado, Sartori, Pedro Simon, e outros caciques do partido, não querem saber dessa coligação. Se Leite e Gabriel Souza não se unirem a eleição estará em torno de Heinze (PP) e Onix (PL). Minha modesta opinião.

• Povo está empobrecendo de forma assustadora. Amparo, ajuda, movimentos sociais, inclusão social, empregos, qualificação, tudo está se tornando emergencial, o povo entende que a esquerda vai resolver esse problema. Senadores aprovaram, esta semana, PEC que aumenta os benefícios sociais, proposta prevê decretação de estado de emergência. Temo por Bento apesar do clima de euforia que esta cidade provoca. Segundo publicação da revista ISTOÉ, Bento está entre as melhoras cidades do Brasil, está em 6º lugar nos municípios de médio porte, e 25º lugar geral, entre 5.565 cidades. Prefeito Diogo festeja a posição de Bento neste contexto, em manifestação nas redes sociais. Mas a “pressão social” existe e preocupa.

• LULA voltou a defender a regulação dos meios de comunicação no país, dizendo que “processo garantirá melhor direito de resposta”. “Nove famílias são donas de quase todos os meios de comunicação do Brasil, o que pode ensejar que se possa abrir um pouco mais”, disse, complementando que “me refiro a televisão e rádio (Concessões do estado), jornal e revista o problema é do dono, faça o que quiser, escreva o que quiser”.
• Bens do Advogado Mauricio Dal Agnol, que tem vinculações com Bento, vão ser leiloados dia 07 de julho, no valor estimado de 29,5 milhões de reais. O total da dívida do advogado, que se apropriou de valores de várias pessoas, é estimada em 290 milhões de reais. Aos poucos, com leilões de bens, a justiça vai pagando os credores, em processo que se arrasta a mais de 8 anos. O que enriquece é o trabalho, não a busca de “semeadores de falsas ilusões”, como Dal Agnol.

• Prefeito DIOGO não é um homem de dar mancadas. Mas, que está “entrando água na Kombi” está. Teve, a pedido da justiça “que fazer correções técnicas no acesso norte”. Substituiu, ao arrepio da lei diz a justiça, Membros do Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos, cujas decisões tem força de Lei. Voltou atrás mas, vai recorrer. Assim, o “imbroglio” da liberação de investimentos no Vale, vai continuar. Argumento do Prefeito de que “o poder de gerenciamento é da Prefeitura”, está sob judice.

• Prefeito está pegando uns “rabos de foguete”, está pagando a “mula roubada” tem que seguir adiante e usufruir do bom conceito pessoal que canaliza. Sustentar coisas mal feitas, sem planejamento e ao arrepio da Lei, não parece ser do seu feitio. Nada contra os investimentos mas, “no rabaltão” é que não né Prefeito?

• Após procurar mãe biológica por 20 anos, filho descobre que eles trabalhavam no mesmo hospital. Isso em Utah, Estado Unidos. Bah, tchê! Diria o Gaúcho da Fronteira.

• Se você for mergulhar em BONITO, paraíso ecológico, ou no PANTANAL, ou na AMAZÔNIA, cuidado com a jiboias, “não se fresqueie”, elas não tem veneno, mas mordem, disseram os especialistas no assunto. Os moradores de Perdizes, São Paulo, ficaram dias apavorados com o desaparecimento de SYLAS, uma jiboia de estimação, da casa em que era dotada. Ela resolveu dar um passeio de dias pela cidade. “Muitos funcionários de empresas resolveram pedir férias antecipadas e, inúmeras famílias foram visitar parentes, para não dar de cara com a SYLAS”. E pensar que o Itacyr Giacomello se preocupa com os Urubus, imaginem a SYLAS passeado pela Cidade Alta.

• A cada hora, três brasileiros sofrem amputação de pernas ou pés, em razão de diabetes. No período de 2013 a 2021, 245.811 brasileiros sofreram amputação dos membros inferiores. Se eu tivesse diabetes hereditária, teria perdido meu pé direito aos 6 anos de idade. Pisei num prego enferrujado, meu calcanhar ficou do tamanho de uma melancia, não conseguiram “pegar o touro a unha” para levar para o médico e a coisa ficou feia. Minha avó materna, aos 60 anos teve a perna direita amputada por ser diabética, morreu tempos depois em meio a profunda depressão. Cuidem-se!

• Em Avaré, São Paulo, uma vaca foi arrematada em leilão por quase 6 milhões de reais. Ela vai ser usada para o melhoramento genético de bovinos. A expressão “vai vê a vaca” passou a ter outro sentido. Pelo menos lá em Avaré.

A vaca de 6 milhões de reais

• Venho de Farroupilha a Bento. No trajeto Sertorina ao Vila Nova, se tiver um caminhão, um suplício, se tiver dois caminhões, dá tempo de rezar um terço. No Bairro Eucaliptos, a calçada (calçada?) é invadida por entrada de garagens, por veículos, por até lavagem de veículos, quem as permitiu? No outro lado da rua, inúmeros veículos, uns até de dar inveja, estacionados na beira da rodovia. Neste circuito patético, anuncia o Prefeito, eufórico, a construção da terceira via, desafogando o trânsito. Também compartilho com a euforia do Prefeito embora me salte uma dúvida atroz: aqueles mais de 30, quase 50, veículos estacionados na “garagem ao ar livre”, vão desaparecer em favor do trânsito, ou vão ter um estacionamento vip, asfaltado?

• VISITA. Ao Semanário e sua direção do Presidente do Esportivo, Leocir Glowacky, dizendo da organização do Clube e equilíbrio financeiro, mérito também ao apoio do Prefeito Diogo. Disse o Presidente estar esperançoso, justificou plenamente sua expectativa, de bom resultado amanhã diante do Lajeadense, fator decisivo para a volta do Clube a elite do futebol gaúcho. “Temos dois mil ingressos vendidos, espero grande público no estádio e grande apoio por parte da torcida”, disse. O Presidente foi portador de um espumante com rótulo do Alvi Azul e um excelente vinho de grife pessoal. Sucesso!

O espumante do Esportivo, à venda nos supermercados e lojas do ramo vinícola

• Nesta quinta, Orildes Lottici, Presidente, e, Sérgio Neves, Tesoureiro do Sindicato dos Empregados do Comércio, e Marcio Possamai, Assessor Parlamentar, também estiveram em visita ao Semanário. Foram recebidos por Henrique Alfredo e Henrique Antonio, do SISTEMA S. Orildes, plena e radiante, vive um bom momento na condução da Entidade que tem em Sérgio um financeiro muito bem formatado. O Sindicato navega em mares de tranquilidade em busca do entendimento para o dissídio da categoria.

Orildes, Marcio, Henrique Antonio, Henrique Alfredo e Sérgio, belo flagrante da visita que ensejou bons momentos