UMA NOITE MOMORÁVEL

Sob o Lema “UM MUNDO MELHOR PARA AS PESSOAS E PESSOAS MELHORES PARA O MUNDO”, a FUNDAÇÃO PROAMB levou a efeito, no CIC, os atos comemorativos aos seus 30 ANOS de vida em favor do meio ambiente. Foi uma noite memorável e de encantamento, teve de tudo para qualificá-la como um dos mais significativos eventos realizados em nosso meio social: presenças da maior qualificação e importância profissional; uma manifestação de grande conteúdo e significação por parte do Presidente Neri Basso; no cardápio espumantes e o bom Merlot da Valmarino com o Buffet DALLA COSTA “sempre de comer com os olhos”; homenagens que surpreenderam os homenageados e que mostraram o pretígio e significação da Entidade com os princípios de que “juntos fazemos mais”; e uma apresentação do SHOWMAN, Cover do Elvis, eficiente Prefeito de Farroupilha e líder regional, grande figura humana, FABIANO FELTRIN, liderança que está perfeitamente integrada a “paisagem de lideranças” de Bento.

MINHA VISÃO

Gosto muito da personalidade e da forma de liderança de Neri Basso. E não é de hoje, desde os tempos dele na Todeschini. “Se é para participar, vamos fazê-lo com intensidade”;” se é pra fazer, vamos fazê-lo bem feito”; “trabalho em equipe, divisão de tarefas com responsabilidade e autonomia”; “foco, comprometimento, reconhecimento, trabalho em equipe, dinâmica, muita dinâmica, pensou em fazer, tá feito”. É um líder, discreto na sua essência, mas é um grande líder. A PROAMB é de uma grandeza, significado e importância fenomenal, aplausos nas comemoraçãoes não faltaram, foram intensos. Expressões que ouvi, dignificando o evento: “a PROAMB é uma das bandeiras de Bento”; “os Ex-presidentes foram desbravadores de ideias e ações”; “queremos ser um modelo para o Brasil e para o mundo”; “PROAMB, pioneirismo a serviço da sustentabilidade”.Viver momentos com esta intensidade e significado, retemperam o espírito e a motivação, mostram uma grandeza ímpar de Bento.

Neri Basso, perfil austero porém cheio de cordialidade, atenções, conhecimento e competência.

O VALE EM CHAMAS

A situação conflituosa que impera no VALE DOS VINHEDOS, está parecida com a GUERRA DO EXÉRCITO AMERICANO contra os ÍNDIOS. Bento tá cheia de GENERAIS CUSTER que, a bem do empreendedorismo sem Pátria, da conquista dos territórios, querem “desalojar” os índios, os índios são os moradores tradicionais do Vale e os jovens guerreiros são seus descendentes. Em torno disso surgem os “negociadores” que, sem mestrado no assunto, dão uma de DANIEL BOONE, sem levar em conta que há também contornos políticos em torno do assunto. TOURO SENTADO, JERÔNIMO, e outros líderes indígenas, sentaram a mesa com Generais representantes do Governo Americano. As negociações foram longas e resultaram em confinamento dos índios em reserva indígena, liberando os investimentos na exploração das riquezas do território americano, minerais, ouro, florestas, campos. Deve acontecer: os chefes indígenas do Vale, vão sentar com o Generais gestores públicos e políticos para contornar a situação do embargo dos índios em torno da invasão empresarial do seu território. Dessa negociação vai resultar que os índios terão seu território chamado ZONA TRADICIONAL NÃO MILITARIZADA (não invadida por investimentos) preservada e melhor assistida em sua estrutura, em troca da aceitação dos investimentos do VALE onde a cidade já tomou conta como se fosse um bairro. Todos sentam a mesa para resolver suas questões, mais recente exemplo é os RUSSOS com os ESLOVENOS. Aqui em Bento, em torno de uma mesa já se resolveram questões importantes para o bem de Bento: Esportivo, Fenavinho, Consepro, e outras tantas. É hora do VALE, PREFEITURA e CÂMARA sentarem a mesa, já deveriam ter feito, evitando esse bá bá bá, bu bu bu que corre na boca de toda Bento com pitacos cheios de razão mas, também, sem razão nenhuma.

O MOMENTO POLÍTICO

O Governador Leite que pilotava um jato de caça, metralhando privatizações, dívidas, pedágios, secas, aumento do funcionalismo, passou a pilotar um planador buscando ventos pacificos e favoráveis para se manter no ar porque só planando em torno dos partidos políticos, mesmo pilotando em torno da 3ª via, alguém pode chegar ao Planalto ou, se manter nele como Bolsonaro. Antes de trocar o jato pelo planador Leite deu umas rajadas no Governador de São Paulo, DÓRIA que, cambaleante, anunciou “não aguento mais, desisto, não quero mais a presidência” e, agora, que viu LEITE de Planador, DÓRIA disse “quem disse que eu não quero a Presidência tô largando o governo e vou lutar por ela até o fim”. Com seu planador LEITE agora sobrevoa o estado, olha pra baixo e vê que “privatizações, pedágios, aumentos, secas, foi só uma ideia não concretizada, deixa a bronca pro Vice RANOLFO, agora Governador”. Como em “cada cabeça tem uma sentença”, não sei mais o que vai acontecer, acho que sei “deixa tudo como está para ver como é que fica”, o como é que fica é para o próximo Governador a ser eleito. Por aqui, na nossa Aldeia, PASIN tem projeto de visitar 130 municípios, já visitou 100, em busca de votos através do alimentar de relacionamentos. O número de votos que PAsin vai fazer no “exterior de Bento”, vai depender também do sucesso da campanha do SENADOR HEINZE. Mas eu acho, eu disse eu acho, que PASIN se elege até com certa facilidade. Paulo Caleffi, postulante a uma vaga na Câmara Federal, iniciou com intensidade sua corrida em torno de votos. DANRLEI, o Deputado Federal que cedeu lugar a Caleffi, deixou a Secretaria de Esportes sem muito “secretariar” e vai concorrer a reeleição. Seria muito bom para Bento que PASIN e CALEFFI se elegessem. Facilitaria muito se os dois sentassem a mesma mesa, porém ninguem até hoje fabricou uma mesa que faça os dois sentarem nela juntos.

CURTAS E PODEROSAS

• “Mulheres são mais instruídas, mas enfrentam barreiras em certas áreas” concluiu censo elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e Ministério da Educação.

• Porto Alegre ganhará, no Parque da Harmonia, uma roda gigante ao lado de atrações tecnológicas. A tendência mundial são atrativos de lazer e educacionais para crianças. Para Bento parece não ser tão importante assim.

• “É imperativa a luta por uma universidade pública na Serra, para qualificar os nosso jovens egressos no ensino médio e desenvolver economicamente a região” defende Jeronimo Molina, Doutorado em Administração e MBA em Gestão Pública.

• Dia 06 de abril, quarta, lançamento, no Centro Empresarial, das novidades e atrações, que vão abraçar a EXPOBENTO e FENAVINHO.

• Flores da Cunha vai ganhar um empreendimento, pronto até 2025, que abrigará Mall, shopping da saúde, hotel e museu do vinho, investimento de 40 milhões que vai propiciar 100 empregos diretos e 400 indiretos. Hotel terá 96 apartamentos.

• “Todos nós somos artistas no palco da vida”. Alguém já disse isso? Se não disse, sou eu que estou dizendo.

• Assisti São Paulo X Palmeiras, pela final do Paulistão. Jogadores suaram sangue em campo. Jogadores do Inter suam água de poço artesiano. Dá para entender? Como virá o Esportivo na segundona?

• Dos 24 acidentes ocorridos nos últimos 15 dias em estradas gaúchas, 20 deles tiveram caminhões envolvidos. Número de mortes? 14. Como interpreta leitor que muito me honra, Dorvalino Lovera, “motoristas experientes e habilitados estão deixando a profissão, sendo sucedidos por jovens não suficientemente habilitados e, inexperientes”. Acho que foi isso que ele me transmitiu.

• Morreu Ney Ramirez Caldeira, sempre cordial e simpático, o sorriso era seu cumprimento inicial. Lembram dele como Agente da Previdência Social? A solicitude acima de tudo. Morreu aos 86.

• 58% dos brasileiros querem mudar para o trabalho remoto ou hibrido em 2022. E, priorizar o bem estar no trabalho é o foco de 71%. Aposto, se fizerem esta pesquisa com os patrões vai dar que querem deixar de ser patrões para serem empregados. Ou não?

• “Me disseram que”, eu detesto esse “me disseram que”, a Comissão Parlamentar pela revitalização do Lago da Fasolo, vai pedir emprestado o equipamento de mergulho dos bombeiros para ir até as profundezas do lago e medir o índice de poluição. Melhor não. Os bombeiros não vão querer a devolução do equipamento, vão querer um novo. Me disseram!

• O livro que registra os 30 ANOS DA FUNDAÇÃO PROAMB, riqueza em conteúdo, didático, informativo com valiosa apresentação. Uma obra que deveria passar de mãos em mãos no meio universitário e ser carregada “debaixo do braço”.