OS CAMINHOS DO BEM

Eu passava pela PRAÇA VICO, havia um “pedágio”. Espiei, vi que era pela causa Pet, preparei o dinheirinho, veio uma senhora sorridente e, quando eu ia questionar o que já sabia, ela logo se antecipou dizendo “não é em favor das ações da Prefeitura”. Achei graça, segui meu caminho pensando “venha de onde vier, vá para onde for”, o bem não tem caminhos, todos servem. Passaram-se poucos dias eu trafegava pela XINGÚ, e me deparei com uma “blitz” no trânsito, via de longe azuizinhos. “Cinto pra que te quero, carteira, documentos do carro, equipamentos de segurança, PUTIN PODE VIR”. Quando cheguei perto veio em minha direção um Agente Municipal de Trânsito, cordial como o Prefeito Diogo, me fez bem a cordialidade. Ele chamou uma menina, ela me deu, com certo constrangimento, uma mini suculenta plantada numa rolha de cortiça com logotipia da Guaspari. Era uma campanha em favor dos Autistas, da Escola Municipal CAMINHOS DO APRENDER. A mensagem? LUGAR DE AUTISTA É EM TODO LUGAR”. Ganhei o dia!

MUDANÇAS PARA AS EMPRESAS

Consultora global GREAT PLACE TO WORK ouviu lideranças de recursos humanos e gestores brasileiros sobre os desafios da retomada pós-suspensão das restrições na pandemia. Com a retomada das atividades e a suspensão de restrições pela covid-19, gestores de empresas são desafiados a encontrar o melhor formato de jornada para os funcionários e a entender as mudanças de comportamento dentro e fora dos negócios. Mudança de perfil que hoje exige um líder que não apenas bata as metas, mas que tenha uma postura mais humanizada, com as chamadas “soft skills”, que são as habilidades comportamentais, aliadas ao conhecimento técnico. Aquele líder que era mais pautado em uma gestão de comando e controle, que acredita que feedback não é importante, que acha que saúde mental é “mimimi”, que não entende de diversidade, precisa aprender a se desenvolver nessas temáticas.

O NOVO SENAC

GEEEENTEEE! Como diria minha vizinha se adentrasse a nova sede do SENAC-BENTO, inaugurada esta semana. Quando entrei, “procurei logo um apartamento para morar ali”, agradável, futurista, de fino gosto, funcional, bonita, tivesse levado meu avô (in memorian) junto ele diria “como o diabo gosta”, expressão que ele usava quando uma coisa lhe agradava na plenitude. É tamanha a riqueza ambiental que os alunos ao frequentarem a escola profissionalizante, não vão somente aprender mas também sofrer uma imersão a readequação no estilo de vida, em direção ao bem estar e qualidade. A visitação foi antecedida pelos atos inaugurais. O alto comando da FECOMÉRCIO, DO SENAC e DO SESC, estava ali, prestigiando o resultado da ação funcional e operacional da ROSÂNGELA JARDIM, que foi mais do que Diretora local do SENAC, encarnou os múltiplos objetivos e interesses da Organização. Rose é uma guerreira, “kamikaze”, obstinada, mereceu aplausos também porque dignificou tudo que lhe cerca, inclusive o comércio e a comunidade. O novo SENAC é uma bandeira do modernismo, de avanços, um alinhamento com competência ao lado das Entidades que fazem a grandeza de Bento. Me causou também plena satisfação ver que investidores e fundadores, como Plinio Mejolaro e Ildoino Pauletto, saíram da “toca” e se mostraram plenos e satisfeitos enfatizando que “lutamos tanto e aí está”. Valério Pompermayer, o executivo do Sindilojas, deixou de lado sua natural compostura sisuda e só sorrisos, poxa que satisfação ver Valério sorrir! O momento do comércio de Bento tem reflexos lá fora. Daniel Amadio, seu Presidente, assume Vice-Presidência da FECOMÉRCIO, é o “queridinho” (ainda minha vizinha) do Presidente Bohn, está colocando Bento no mapa da Entidade máxima, com desempenho comprometido e eficiente. No dia seguinte da “festança” na mais alta abrangência do termo, fiquei sabendo que o vinho havia sido todo consumido. “IN VINO VERITAS”!

Uma foto que mostra o entusiasmo na inauguração da nova sede do SENAC: da esquerda para a direita, Orildes Loticci, Presidente do Sind. Trab. Comércio; Rafael Pasqualotto, Pres. do Legislativo; Rosangela Jardim, Diretora do Senac Bento; Prefeito, Diogo Siqueira; Elvio Renato Ranzi, Presidente do Sirecom Vinhedos; Daniel Amadio, Presidente do Sindilojas Regional Bento e Luiz Carlos Bohn, Presidente da Fecomércio.

A EXPOBENTO E A FENAVINHO

Fui no encontro que anunciou as novidades da Expobento e Fenavinho. Salão de eventos do CIC lotado, atencioso e respeitoso. Confesso que me surpreendi, está havendo uma grandeza por trás do que virá, mas ela é sustentada pela grandeza das pessoas. A PANDEMIA, eu vivo dizendo que olhando pelo lado bom ela impôs uma série de conquistas com sabor pimenta mas impôs: redução de custos, melhoria no posicionamento e postura das pessoas, inovação, e por ai vai. Tomemos o CIC de Rogério Capoani, concentrou ações em torno da saúde e estabeleceu na Expobento/Fenavinho uma PANDEMIA de criatividade e inovações. Tava na hora, não se falava com entusiasmo da Expobento agora vai se falar com entusiasmo. Quanto a FENAVINHO vai continuar “hibernando”, esperando sua vez, terá o tamanho do dinheiro disponível e do entusiasmo que dava merecer por parte do nosso já grande e valioso universo vitivinícola. Em meio ao entusiasmo pela volta dos Eventos, observei e me sensibilizou o tom coloquial e fraternal dos pronunciamentos da Presidente Marijane Paese e do Prefeito Diogo Siqueira. Falaram com o coração, eles querem uma nova Bento na maneira de ser, uma Fenavinho e Expobento afetiva, que resplandeça o que somos e como somos. Pelo que deduzi, empresários e poder público vão trabalhar juntos, há muito para fazer, vamos fazer na união e na paz, como foi a tônica das palavras pronunciadas.

O RESPLANDECER DO CDL

O CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), sob a liderança do Marcos Carbone tem uma sede reformada, remodelada, modernizada. Como eu disse, a PANDEMIA trouxe UPGRADES, PANDEMIA de ideias e ações. A festa de entrega do Mérito Lojista por parte da Entidade foi também uma festa ímpar, reveladora, surpreendente em seus efeitos e significados, muito prestigiada, diria que foi uma noite mágica do tipo “emerge Bento”, como foi a do SENAC, as duas significando o comércio em ascensão. O Presidente Marcos monopolizou os discursos, tinha muito para dizer, a festa tinha nele o maior significado na interpretação. Quando o Presidente da Câmara e o Prefeito foram falar, ficou no “oi pessoal, bela festa, muito significativa, muito importante, estamos felizes, parabéns”, o espaço de dizer mais havia sido tomado, no mais, o que esperar da presença dos nossos representantes políticos ou gestores? Que estejam presentes, que se integrem no contexto, que inspirem admiração, e isso está se contextualizando de maneira exemplar. Mas, quero falar em especial sobre os distinguidos na noite: o IVALINO, da Fruteira São Roque; o RIGO da Portuguesa Goretti; um reconhecimentos da maior abrangência e envergadura. Na categoria jovem empreendedor, méritos para a jovem, bela e competente ELIANE CARRER, a força que brotou da persistência. Como PERSONALIDADE, a DEISE TICIANI, do SICREDI, que levou para o palco todo seu “batalhão de combate”. Aliás, sobre o SICREDI, devo dizer que me parece termos sido vacinados não só contra o mal do COVID mas também em favor do bem com a vacina SICREDI, presente na mente e em todos os segmentos da comunidade. Mas, me permitam, a grande estrela do empreendedorismo feminino em Bento é Marijane Paese, distinguida também como TROFÉU PERSONALIDADE. MARIJANE veio para a presidência do CIC preparada, com novas ideias, inovadoras, impregnadas de bem querer, com o “vírus” de uma Bento maior, mais unida, mais qualificada na busca de novos empregos clamados pelas empresas. MARIJANE não faz pronunciamentos, não discursa, ela fala com o coração, provoca respeito e admiração.

PAINEL DO MÉRITO

CURTAS E PODEROSAS

• Ministério da Infraestrutura fez pesquisa com os passageiros e elegeu os melhores aeroportos do Brasil, e as melhores empresas. O Melhor aeroporto do Brasil é o de Florianópolis e a empresa AZUL ganhou como a empresa mais pontual e também como empresa aérea de mais qualidade.

• Estudo feito no Brasil, apontado como um dos maiores, conclui que a INVERMECTINA não reduz internações por COVID-19. Cerca de 10mil pacientes ambulatoriais foram selecionados e incluídos no estudo. Conheço médico que carrega a dita no bolso. Em saúde, o “melhor juízo” é a proteção total, venha de onde vier?

• Mulheres e negros formam maioria dos desempregados no Brasil. Elas com 62%, quase 2,3 milhões. Dados são do quarto trimestre de 2021.

COMUNICADO

Aos meus admiradores, seguidores, opositores, todos seguidores. Volto em maio.