Já vivi de tudo, chega!

Já vivi de tudo, quer dizer, achei que tinha vivido, no campo da política e da economia. Quando eu tinha dez anos e o Irmão Ernesto, ás 13:30 horas, anunciou, todos estavam na fila esperando a entrada na sala de aula, no Colégio Marista, a morte do Presidente Getúlio Vargas, todos jogaram, de alegria, porque não ia ter aula, as pastas para o alto. Quando Jucelino era Presidente, participei de um concurso municipal de oratória, defendi JUCELINO e Brasília, levei uma vaia geral, ninguém deixou de me vaiar, umas mil pessoas, “o povo estava passando fome”. Vale ressaltar que ganhei o concurso, digamos que eu era o NIKOLAS de Bento.

Mais adiante, quando JANGO era Presidente, o comunismo estava batendo a porta do Brasil, havia conflitos sociais e revoltas em todo o país. Quando o exército esboçou uma reação, e reagiu, eu apoiei, meu sentimento era de um país ordeiro, eu queria estudar e trabalhar em paz. Mas isso não me isentou, diante de uma denúncia politiqueira, de responder a um inquérito militar, queriam fechar o jornal e suspender meus direitos políticos por 10 anos.

Sobrevivi, não sem ter provado que eu não era o mal, era do bem. Mas fiquei FICHA SUJA no DOPS, na POLÍCIA FEDERAL e na JUSTIÇA MILITAR, foi um “parto” neutralizar isso tudo, mas consegui. Agora me deparo com a situação inusitada, jamais vivida. OS SENHORES DA RAZÃO, que são os juízes do STF, tem um papel inverso ao que teve o Exército no passado. Violam a Constituição a pretexto de que a direita é nociva aos interesses do país, vitimizando pessoas por suposições, provas inconclusivas, e até por supostas perseguições ideológicas do tipo “acabamos com o Bolsonarismo”.

Alguém foi escravizado para ser Bolsonarista? Alguém está sendo conduzido, coercitivamente, a ser da esquerda? Somos livres, ao que parece não mais tão livres assim, para fazermos as nossas opções. Me reportando ao estado, considerei PEPE VARGAS, um excelente Prefeito de Caxias. Considerei OLIVIO DUTRA e TARSO GENRO, governadores de respeito. E todos são do PT.

Na última eleição para Governador, quem conhecia EDGAR PRETTO, do PT? E ele quase ganha a eleição. Se olharmos para o centro-esquerda tem o Governador LEITE, o Prefeito DIOGO, em torno dos quais ainda estamos buscando interpretações diante de suas opções de gestão, no entanto, suas ações não estão conduzindo a radicalismos.

No centro temos o MDB, do Governador Brito, de Pedro Simon, de Germano Rigotto, de José Ivo Sartori, o centro aqui é CENTRÃO no Congresso, caracterizado como movimento fisiologista. O Presidente LULA não gosta muito do CENTRÃO, por causa dele teve que dispender 14 bilhões de reais, em troca da aprovação da reforma tributária, para que Deputados e Senadores atendam suas bases eleitorais através de emendas. O MDB está sempre na parada. SOUZA, o Vice Governador é jovem e tem propostas políticas novas, carrega com ele a esperança de reconstrução do partido e, junto com LEITE, tenta reconstruir o estado, que estava jogado no ostracismo, não político, mas de gestão, estamos muito atrasados em relação aos demais estados. SOUZA vai ser candidato a sucessão de LEITE, se contrapondo ao PP que está em reconstrução após fragorosa derrota eleitoral do HEINZE.

Um dos arautos desta reconstrução parece ser o nosso Deputado Guilherme Pasin, ele está se sobressaindo na “venda” de um novo PP mas, os cardeais do partido, os cardeais, esse é o problema.

O radicalismo nocivo

Eu dizia que, apesar de ter vivido tudo, não posso mais dizer que vivi tudo, estou vivendo, indignado com radicalismos que fazem tão mal a nação, emanado por maus brasileiros, revanchistas, posturas que não estão fazendo bem ao Brasil. Querem um exemplo que diz bem de perto as nossas tradições, ao nosso estado, sem falar no Brasil? Com voracidade de um leão que abate sua presa, quiseram modificar e abolir, do HINO DO RIO GRANDE, a expressão “POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE ACABA POR SER ESCRAVO”, sob a alegação de que isso fere a dignidade da raça negra. Por mais que eu tente interpretar de forma diferenciada, eu interpreto que “se eu não for, negro ou branco, virtuoso acabo por ser escravo”, escravo, das pessoas de bem, construtivas diferenciadas, empreendedoras, independentemente de raça.

Fico a pensar: será um protesto de pessoas que se julgam submissas, inferiores e que penalizam os brancos por terem nascidos brancos? Na votação do projeto na Assembleia, violência verbal incomum, os vencedores da não modificação do texto, vibraram, festejaram, como se o Brasil tivesse vencido uma copa do mundo. Isso diz tudo do momento em que vivemos. Temos que festejar a vitória de convicções diante do surgimento, agressivo, avassalador daqueles que querem se sobrepor diminuindo e não acrescentando. Num passado não muito distante a via de acesso a capital do estado se chamava CASTELO BRANCO.

Fizeram, na Câmara de Porto Alegre, uma lei mudando para AVENIDA LEGALIDADE, ação do PDT, partido notoriamente com postura de esquerda. A Justiça mandou voltar ao nome CASTELO BRANCO. O Padre, na Igreja, diz “A PAZ ESTEJA CONVOSCO”, os filósofos dizem “SE QUERES A PAZ PREPARA-TE PARA A GUERRA”. O PAPA manifestou explicito apoio a esquerda no Brasil, mas não disse porque não apoia a direita, é ali que está o fator gerador de empregos, de condução de nossa economia, tem seu valor, não vamos conduzir os verdadeiros interesses da nação pensando apenas no poder político.

Meu avô dizia que “não se alcança o peixe, se ensina a pescar”. Distribuir donativos, assistir os pobres, como a Igreja faz, não é o suficiente, é preciso que a economia avance, é preciso que a sociedade qualifique as pessoas, é preciso a geração de empregos, é preciso modernizar o país, mas como conseguir isso tudo com perseguições e conflitos sociais? A insegurança é o pior dos males. Me poupem de ter que aprender mais diante da mediocridade de certas lideranças, de esquerda ou de direita, que conduzem o país!

Curtas e Poderosas

  • Morreu o bentogonçalvense Dr. Ellis D’arrigo Busnello, médico psiquiatra, professor universitário e pesquisador. D’arrigo e Busnello, são famílias tradicionais de Bento Gonçalves. Morreu também Elias Japur, Engenheiro, líder empresarial e político, de grande contribuição ao desenvolvimento de Bento Gonçalves. Onde isso vai ficar registrado, no Google?
  • APROVALE, entidade representativa do Vale dos Vinhedos, “cujo escopo é, também, promover o desenvolvimento sustentável da localidade através do enoturismo”, tem novo Presidente, é RONALDO ZORZI, cujo principal desafio, a meu ver, é salvar o que resta da tradição do Vale, até bem pouco tempo alvo de calorosas discussões. Há um “silêncio mortal” em torno do assunto.
Ronaldo Zorzi, muitos desafios pela frente na Presidência da APROVALE
  • Contrato de venda da CORSAN para a Aegea, foi assinado, apesar de dois “jus sperniandi” pendentes. Anunciada como obra prioritária, em Bento Gonçalves, a instalação de uma adutora de booster (?) de São Roque até o reservatório.
  • Levantamento do SEBRAE indica que São Francisco de Paula, da região de Gramado, é a cidade que mais teve aumento de turistas nos últimos três anos: 80,67%. Passou de 704 mil turistas em 2019 para 1.273.000 turistas em 2022.
  • O grupo etário de 60 anos passou de 13,9 milhões para 28,3 milhões, estimativa é de que esse número seja de 64 milhões em 2050. O envelhecimento da população está entre os principais fatores de aumento de casos de cegueira e baixa visão. Recomendação é consultar o oculista.
  • ALEXANDRE GRENDENE E NORA TEIXEIRA estão curtindo o verão europeu a bordo de seu IATE. O casal estará em Porto Alegre em outubro para a inauguração do Hospital Nora Teixeira, anexo a SANTA CASA, que obteve um investimento de 200 milhões de reais, 80 milhões doados por ALEXANDRE, o dono da GRENDENE.
  • LOMBA GRANDE, em NOVO HAMBURGO, está na lista dos cinco destinos de MELHORES VILAS TURÍSTICAS, seleção elaborada pelo Ministério do Turismo. A iniciativa da Organização Mundial do Turismo promove as maiores vilas rurais do mundo. O Vale dos Vinhedos ainda é uma Vila Rural? Ou é um Shopping a “céu aberto”?
  • O PARQUE DA FENAVINHO, era “PARQUE PÚBLICO”. Depois virou PARQUE DE EVENTOS cuja área externa virou “PARQUE DE ESTACIONAMENTO”. Não pouparam nem aqueles veículos que levaram as cerca de 1.400 pessoas que, em favor das pessoas com câncer, pagaram 400,00 no Jantar da LIGA DE COMBATE AO CÂNCER. Tiveram que pagar o estacionamento, postura deixou muita gente indignada, muita gente mesmo. Ver um Parque Público transformado em estacionamento pago, até em dias de promoção beneficente, é doloroso, o parque é do povo, mesmo sob comodato. Será que o Prefeito nem ficou “vermelho” ao saber?
  • Colunistas do Jornal: Adelgides, Frizzo, Itacyr e Clacir, foram reunidos pela Direção. No encontro, uma formalidade: na taça de cada um, 50 ml de vinho enviado pela MENA KAHO, um Merlot da poderosa safra de 2020, garrafa 0113 do lote limitado de 1.400 garrafas. Veio embalado em garrafa escura, rolha longa da melhor qualidade, lacrada, vinho GRAN RESERVA denominado “Di DIO”. Após degustação mereceu nota 9. Esta semana fui surpreendido pela visita do PAPI TODO SOBERANO DONO DA VINÍCOLA, Dr. Alzir Cogorni, renomado advogado na área trabalhista, meu dileto amigo de longos anos. Veio trazer um exemplar do livro de sua autoria PRIMEIRAS LIÇÕES DE VIDA, 250 páginas de dados biográficos e históricos. Na recepção deixaram ele “escapar”, agradeço pela deferência, vou ler o livro e transferir o conteúdo. Agendei, vou visitar a vinícola e dizer obrigado ao amigo!
  • Outras publicações recebidas: “VOAR É UMA PAIXÃO” a história de vida de PEDRO FRANZONI, mormente em torno do Aeroclube; e, FERVI – 50 anos dedicados ao Ensino Superior da Região dos Vinhedos. Vou ler e depois comentar.