A Fenavinho – Continuidade

Não me entusiasmei com a programação da FENAVINHO, porém, não tendo o que eu quero, me satisfaço com o que eu tenho, simples assim. Levo em conta que a FENAVINHO foi resgatada pelo CIC. Em torno dela, antes da “intervenção” do CIC, dívidas elevadas, nenhum movimento, nem dos dirigentes que inclusive comprometeram bens familiares como garantia da dívida, nem de Autoridades, nem de Lideranças cognominadas “forças vivas”. Se a Fenavinho foi mal, e como foi, foi fruto de diretorias que carregaram um certo grau de vaidade, um pouco de irresponsabilidade, mas, muito mais falta de conceito comunitário para a captação de recursos e mobilização que se faz necessária em torno de tão importante e significativo evento. Querem saber? Não culpo de todo as diretorias de Entidades como totalmente responsáveis pelos fracassos de gestão, culpo mais os Conselhos, ou de Administração ou Consultivos que tem postura omissa.

Foi assim com a Fenavinho, foi assim com o Esportivo. Foram milhões jogados fora por gestões que não sofreram as intervenções necessárias. O Esportivo tomou os remédios corretivos, fortaleceu seu Conselho que está mais comprometido e, com boa gestão, equilibra as finanças, sem no entanto deixar de estar em constantes dificuldades. A Fenavinho, foi resgatada pelo CIC, através de uma ação enérgica, do então Presidente Elton Gialdi, formatação de conduta que lhe rendeu dissabores e contestações, hoje plenamente absorvida porque “não importaram os meios, importaram os fins”, digamos, “salvar a Fenavinho”. Conversando com os responsáveis pelo resgate, sempre sustentei que não importa que o CIC seja agora o “proprietário” ou “tutor” da Festa, não se pode subtrair dela o carácter comunitário.

Assim, a realização da festa através de uma diretoria comunitária é essencial para que o evento tenha o envolvimento da comunidade e ela volte a ter personalidade forte e marcante. Tenho em mãos um “flyer”, panfleto promotor da festa, nele não consta nem o nome da Imperatriz e Damas, cuja bela foto ostenta. Um sintoma. O vinho encanado, seria atração se, no Vale dos Vinhedos, nos pátios das Vinícolas, mediante uma taxa, os turistas pudessem vê-lo como uma atração a mais. No Centro não representa mais muito, não vai turistas ali, o Centro não tem atrações, não tem gastronomia, não tem mais prédios históricos. A nossa Bento maravilhosa das primeiras Fenavinhos, se foi embora, agora ela é o Vale onde, a rigor, ocorre uma Fenavinho cada fim de semana.

Porque, no regime de vacas magras de Fenavinhos de sustentabilidade, não fazer a festa lá? Porque, quando a festa se fortalecer, há os que pensam que ela vai se fortalecer terceirizando tarefas e serviços, não se integrar Monte Belo, Santa Tereza, Bento, Pinto Bandeira, todos, uma região fazendo a FESTA NACIONAL DO VINHO? Para retornarmos a fazer uma grande festa temos que ir buscar dois modelitos: o formato do desfile dos 30 anos na Fenavinho; a programação e atrações estabelecida por Jovino Nolasco de Souza; uma diretoria comunitária sob a gerência do CIC; um patrono a cada feira, homenageando os ícones da nossa vitivinicultura. E por aí vai. Tendo vivido o que eu vivi em torno das FENAVINHOS realizadas não posso deixar de alimentar meus sonhos de vê-la de volta plena e orgulhosa. Mas, me contento vê-la simples, sustentável, não mais mergulhada em dívidas. Bento não deve mais gastar dinheiro para corrigir erros do passado, mas sim para construir um futuro melhor.

A dança dos políticos

O PSDB interviu a ordem das coisas. Vai renovar o diretório estadual, antes de escolher o candidato a governador, estava fazendo o contrário. O Governador Leite, está sendo convencido a concorrer a reeleição, teria assim o apoio do MDB, do PTB e do PDT? Mas ele tá de olho na presidência. A candidatura de Bolsonaro está silenciosa no seio do eleitorado; Ciro Gomes, que quer Marina de Vice, é piada; Moro não emplaca; Lula com Alckmin estão na dependência do palanque eleitoral e dos debates mas Moro já está detonando Lula; Doria só faz ensaios, ele sabe que sofrerá uma derrota histórica. Assim, Leite entende que seria uma ótima terceira via: BOLSONARO – LULA – LEITE. Mas a turma do Dória disse que se isso acontecer vão todos para o PSD, deixando o PSDB. O que é que você faria se fosse o LEITE?

Os pedágios

Nesta terça, grande reunião em Brasília, iria se decidir, definitivamente, se o pequeno trecho de São Vendelino da BR 470 (12 Km) seria estadualizado para que o governo do estado pudesse pedagiar. Aguardava-se a decisão ansiosamente, no final dela, silêncio total, até neste momento em que escrevo a coluna. Vejam bem, quando este trecho era estadual, 500 mil assinaturas foram recolhidas pedindo que a BR 470 fosse federalizada, o que foi conseguido. Agora, o movimento é para que de São Vendelino a entrada do Vale dos Vinhedos o trecho seja estadualizado e, pedágio nele! O pedágio será por 30 anos, o custo das obras previstas é de 300 milhões.

Você, Bento-gonçalvense, que com seu carrinho vai veranear ou levar a família passear, para ir até a praia terá que pagar: trinta reais até Porto Alegre e mais dezenove reais na Freeway, total de um mínimo de 45,00. Bem, você poderá pensar, vou pela Rota do Sol, ei, vai ter pedágio ali também. Você é contra os pedágios? Eu não sou, porém, pedagiar por 30 anos um trecho de 13 quilômetros onde, dizem, precisa investir 300 milhões?

Governador, tem qualquer coisa errada nisso, não entra na minha cabeça Bento pagando pedágio para pagar as estradas de Caxias, sim porque a duplicação da Farroupilha – São Vendelino vai custar em torno de dois bilhões, a nossa duplicação 300 milhões. Garibaldi está mergulhada em confusão política, Bento está toda atrapalhada, Carlos Barbosa está soberana resolve todos seus problemas, tem o melhor acesso, tem a melhor qualidade de vida, acabou com os trilhos no perímetro central. Temos tanto por fazer, precisamos tanto de nossas lideranças, o que nós não precisamos é um pedágio tão caro. Somos grandes, porém precisamos engrandecer também nossas posturas e nossas ações.

Curtas e Poderosas

  • Incrível, ainda tem muita gente e muita liderança criticando, não a rua coberta, mas a sua localização. O principal argumento é que ela traria turismo e lazer se fosse instalado no Centro e citam a Cândido Costa como local ideal. O Prefeito anunciou que iria acabar com a Rua Coberta, voltou atrás? A mim ela não está fazendo mal mas é constante referência desabonatória. Ou a colocam no lugar que deveriam ou acabem com ela. Minha opinião!
  • Os pais de um menino italiano, que precisava de cirurgia cardíaca delicadíssima e urgente, proibiram os médicos de fazer transfusão de sangue de doador que estivesse vacinado. Hospital se negou por critérios que adotara, caso foi para a justiça e Tribunal da cidade de Modena decidiu que criança vai ser operada com transfusão de sangue de vacinados.
  • General Mourão decidiu disputar o Senado pelo Rio Grande do Sul. Moro, Mourão, todos dissidentes do Bolsonaro em cujo ombro se ampararam para ter projeção política. Falar é fácil difícil é fazer. Se foram bem sucedidos vamos ver o que farão para que o povo os aplauda, palavras por si só não são dignas de reconhecimento público, só de aplausos por parte de quem se encanta com elas.
  • Leilão das rodovias está agendado pra 13 de abril.
  • 87% dos médicos relatam ter contraído COVID ou conhecem um colega que teve há dois meses. Pesquisa ouviu 3.517 profissionais de medicina em todo o Brasil entre 21 e 31 de janeiro, levada a efeito pela Associação Médica Brasileira.
  • LA NOSTRA ITÁLIA. Presidente Sérgio Mattarella foi reeleito mesmo sem querer. Depois de seis dias de articulação, oito rodadas de votação, dezena de nomes lançados, ninguém recebeu votos suficientes. Mattarella chegará ao fim do novo mandato aos 87 anos.
  • Em razão da elevação dos preços 76% estão consumindo proteínas de menor valor, apontou pesquisa da BARE INTERNACIONAL.