As concessões das estradas

O Governo do Estado já consolidou o Projeto de Concessão de estradas e implantação de pedágios. Não se pode dizer que não estabeleceu um diálogo com a sociedade, foi democrático e, na minha opinião, até amplo demais. Pior com ele, muito pior sem ele. Se quisermos estradas melhores, só via pedágio, vide a Freeway. Porém, entendo que um pedágio no trajeto Bento – São Vendelino é pesado demais, só um pequeno trecho é estadual, o restante é federal. Mas, eu não vi um movimento no sentido de que as Municipalidades de Barbosa – Bento – Garibaldi, formassem um consórcio junto com o Governo do Estado e dessem um jeito nessa Vendelino. O acesso a Carlos Barbosa é 10, deve-se a Tramontina, o acesso a Garibaldi, graças a um filme rodado ali, é iluminado e eficiente. O acesso a Bento, bem o que dizer dele já disse mas é notório que precisa de grandes obras estruturais em dois pontos básicos, acesso no Santa Rita e Acesso a Pipa. A Municipalidade de Bento deveria levar em conta também de que o acesso a Tamandaré muito interessa. A Municipalidade de Garibaldi ficou de fazer, deu uma enganada e não fez. O acesso a cidade ali, de quem vem de Porto Alegre e Caxias, desafogaria a entrada da cidade via Pipa e Santa Rita, e via bairro dos Eucaliptos.

A voz política

Bento – Garibaldi – Barbosa deveriam se unir mais, a São Vendelino é praticamente uma rodovia urbana unindo os três municípios. Enfrentando essa desunião Caxias levou vantagem, seu contingente eleitoral também pesou. Vai ter a ligação Caxias – Vendelino com um pedágio, porém relativo a um grande trajeto, terá rodovia duplicada até Porto Alegre. E nós vamos ter um pedágio para um trecho 1/3 do tamanho daquele de Caxias a Vendelino. Pesado, pesado demais. Esse rapaz, o TIAGO SIMON, Deputado Estadual, tá “cutucando a cobra com vara curta”, só que a cobra tá morta, tudo tá decidido. Esse evento DIÁLOGOS PELAS CONCESSÕES, Bloco 3, que terá o CIC de Bento como sede no dia 09 de fevereiro às 13:30 horas, será sem dúvida um evento de protestos e contestações que não vai determinar mudança alguma no processo. Mas, como a democracia é a base da anarquia (quem disse isso, Sócrates?) tudo é válido. Estamos num ano eleitoral e nele tudo acontece, inclusive candidatos a Deputado Federal, que nem sabem onde fica Bento, contratando cabos eleitorais com altíssima remuneração, em busca de nossos votos. Até agora não tivemos um ato forte, público, demonstração inequívoca de força em favor dos candidatos de Bento. Movimento é tímido, precisava mais, temos que ter um líder aqui que promova um evento “DIÁLOGO PELAS CANDIDATURAS DE BENTO A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL”. Gostaria de ver GUILHERME PASIN, AIDO BERTUOL, PAULO CALEFFI (não sei, é candidato?), e outros tantos que surgirem como candidatos de Bento, num palanque e se harmonizarem no seguinte sentido: vamos disputar, palmo a palmo, cada um com seu projeto, o eleitorado de Bento porém estejamos todos unidos no movimento “BENTO VOTA EM BENTO”. Desculpem, eu estou sonhando, me dei conta de que Bento é a “terra do nunca”. Vamos defender nosso forte (somos fortes ou ricos fragilizados?) do ataque dos índios? Ou, nunca vamos, como até agora.

A hora dos candidatos

Se você estiver caminhando na rua, cuidado, ao seu lado poderá estar um candidato a Deputado. A desistência do Governador de concorrer a reeleição provocou uma corrida eleitoral, cada partido procura o fortalecimento interno e definir seu candidato. O MDB, que tinha Convenção marcada para este fevereiro e escolher um dos seus cinco candidatos, suspendeu a dita para “assegurar a unidade partidária”. Onix Lorenzoni (Democratas), tem astúcia política, lançou a própria mulher, Denise, como candidata a Deputada Federal, ela tem que transferir o domicilio eleitoral de Brasília para Porto Alegre. Mas, o que é que tem? Brizola transferiu o dele de Porto Alegre para o Rio de Janeiro e se elegeu Governador. O fortalecimento eleitoral se faz através das pessoas e não dos partidos. O MDB não sabe quais de seus inúmeros pretendentes é o candidato mais forte eleitoralmente., por isso suspendeu a escolha e vai, certamente, proceder uma pesquisa. Tenho notícias de que lá pelas Missões o Senador Heinze é muito forte, porém, o grande contingente eleitoral reside em Porto Alegre, Canoas, Caxias, Pelotas, Santa Maria e, nesses municípios, MDB, PSDB, PT, também são fortes, nisso é que a candidatura de ONIX encontra sustentabilidade e fortalecimento. PSDB e MDB não tem muito o que fazer, ou se unem ou morrem mesmo diante do polêmico sucesso do Governador Leite.

Movimento nas entidades

ADEMAR DE GASPERI, ícone entre as lideranças empresariais de Bento e Estado, deixou, definitivamente, a militância na FIERGS (Federação das Indústrias do Estado) Entidade que se recusou a presidir mesmo diante da unanimidade com que seria eleito. Nosso representante máximo da Entidade agora é JUAREZ PIVA que, pela sua personalidade, cordialidade e espírito agregador, vai virar também ícone. De militância efetiva na Federação das Associações Comerciais (FEDERASUL), PAULO GEREMIA, virou líder sindical ao assumir o SINDICATO DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO DE PORTO ALEGRE E REGIÃO (SINDHA), pregando a união do setor onde atua com seu amado DI PAOLO, cujo cenário também encanta. MARISTELA LONGHI deixou a presidência da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL). Agora vai cuidar do TACCHINI onde é a Presidente do Conselho de Administração. ANTONIO LONGO, um dos mais respeitáveis líderes empresariais do estado, só sai da presidência da ASSOCIAÇÂO GAÚCHA DE SUPERMERCADOS (AGAS) quando quiser, mas, tem um problema. Quem quer que ele saia? Pessoal lá fora admira a capacidade de Bento em revelar líderes qualificados. No entanto, me parece que este processo está se fragilizando. Parece só a mim?

A tática napoleônica

NAPOLEÃO BONAPARTE tinha uma maneira peculiar de fazer guerra. Concentrava suas tropas e mandava seus subordinados espionar, na madrugada, o exército inimigo. O emissário voltava e dizia: “General estão todos bêbados e dormindo”, e o General falava: “reúna a tropa e vamos atacar antes do amanhecer”. Os Generais, sub-comandantes, alertavam: “mas General, nós temos um pacto de não agressão”. Napoleão contraditava: “papéis se rasgam, mantenha a ordem de atacar”. HITLER fez a mesma coisa. E agora o tal de PUTIN, Presidente da Rússia, a pretexto de que “a Rússia tem população demais e precisa de mais território”, está pensando em invadir a Ucrânia, no estilo Napoleônico e Hitlerista. Esta semana os Estados Unidos mandaram um Drone detonar, na Síria, a casa do chefe Islâmico, amigo de Putin, ação do tipo “olha aqui pra mim”! Ai eu fico pensando se não era o caso do Prefeito Diogo invadir, no estilo Napoleão ou Hitler, os abandonados trilhos da viação térrea ou, explodi-los, como fez o Presidente americano na Síria? Brincadeira né! Mas, que nós precisamos desse território (espaço urbano ocupado pelos trilhos) não há dúvida, alguma coisa precisa ser feita, qual a tática? “Parlando, parlando, se vá lontano”?

Curtas e preciosas

• Pe. Alcindo Domingos Trubian, que era Vigário da Paróquia Santo Antonio quando eu fui festeiro, completa 50 anos de sacerdócio, sediado que está no Santuário de Caravaggio.
• Essa discussão já dura 20 anos, com essa postura, vai durar mais 20 anos. O Lago da Fasolo não se discute, se desapropria. Se indeniza os proprietários, se faz estação de tratamento de esgoto para conter a poluição e pronto! Basta a Prefeitura querer e priorizar. O resto é discussão à toa e promoção política. Mas, custa caro! Que outra solução tem? Aquele Lago, sob o ponto de vista urbanístico, vale ouro, mas tem dono!
• Quando é que vão acabar com está roubalheira de trilhos, que denigre a imagem de grandeza (?) de Bento como Município? Embora os proprietários da Rede Ferroviária estejam lá em Brasília, a vergonha é nossa.
• Meu pai era alfaiate, de mão cheia, eu tinha dúvidas em publicar esta foto com medo que meu pai “saísse da paz eterna”. Mas não tem como deixar de. Olhem só as vestimentas dos jogadores do Inter no casamento do CUESTA. É uma catástrofe geral, todo mundo querendo ficar na modinha e, na verdade, estão ficando mais “feios”. Olhem a diversidade da foto! Eu gostaria de saber o que o PUTIN diria se o Yuri Alberto vestir esse traje lá na Rússia. Embarcaria de volta num navio de carga? Mandaria para trabalhos forçados na Sibéria? O enviaria a Paris para um desfile representando a RÚSSIA-BRASIL? Eu sei o que meu avô diria lá no Barracão City: eles vestem jaquetin, braguete e scarpon. Bem, “gosto, amor e cores” não se discute Nono. Olhando a coisa pelo lado bom vestindo um sapatão desses eu ficaria “três centímetros mais alto”. E se alguém pisasse no meu calo “zo scarpon”.