O então Sport Club Santa Teresa nasceu em meados de 1942, por meio do desejo de um grupo de esportistas que jogavam partidas de futebol, com muito entusiasmo. Na época, os integrantes reuniram-se e decidiram fundar e organizar um clube.

No dia sete de setembro daquele ano, foi realizada a primeira Assembleia Geral de fundação e aprovação do estatuto. De acordo com os registros, o primeiro presidente foi Derly Kokot.

Com a passagem do tempo, algumas alterações foram feitas, entre elas, o nome. O time já se chamou Sociedade Esportiva e Cultural Santa Teresa e, posteriormente, Clube Santa Tereza, também sendo conhecida popularmente como Leões do Vale.

Antes da pandemia do coronavírus, time se reunia aos sábados para jogar

Atualmente, o clube é considerado um time amador, que contava com uma agenda de jogos semanais aos sábados à tarde, antes do início da pandemia do coronavírus. Contudo, as restrições se tornaram um desafio para os integrantes da equipe.

 De acordo com o segundo o presidente do clube, Sérgio Antonio Kotz, outra dificuldade enfrentada, além das questões financeiras, é a conquista de novos integrantes para a renovação do elenco. “O time sobrevive por meio da cobrança de mensalidades dos jogadores, além da venda de bebidas e lanches nos dias em que os jogos são realizados no estádio do clube”, esclarece.

Estádio Colosso do Vale é palco dos jogos do time

Fato marcante

Com 78 anos de história, não poderia ser diferente: o clube tem uma recordação que considera inesquecível. A lembrança aconteceu em 1970. “Quando o time sagrou-se a primeira equipe campeã do Estádio Municipal de Bento Gonçalves”, orgulha-se.

Kotz lembra que a festa iniciou pela manhã e contou com a presença “de uma enorme e empolgada plateia, que assistiu à vitória de Santa Teresa nos pênaltis, após um empate sem gols com o América”, recorda.

Esse fato é considerado tão importante, que foi definido pela diretoria como “uma conquista memorável para o time, que está gravada na memória de todos os que participaram de alguma forma”, destaca.

Principais títulos conquistados

Com uma longa trajetória, o time coleciona títulos e conquistas em campeonatos e torneios realizados na região da Serra Gaúcha.

Linha do tempo mostra principais conquistas do time