Os imigrantes italianos que povoaram o Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul eram pacíficos, ordeiros, conservadores e pouco politizados, e apenas os moradores dos núcleos urbanos tinham algum envolvimento político, segundo o senso comum. Não devemos esquecer que os imigrantes eram homens do século 19, filhos da Revolução Industrial e dos movimentos liberais de 1948, que marcaram a cenas políticas da Itália.

“Como região politicamente dependente da capital, a chamada “Colônia Italiana”, mais sofreu do que promoveu as reviravoltas políticas que movimentaram o Rio Grande do Sul, na última década do século 19.”

“Mas, hoje, precisamos descobrir o verdadeiro sentido da política, porque estamos cansados de desconfianças em relação às pessoas que estão no poder.”

É perceptível que a reflexão em torno do tema da política tem se tornado um assunto urgente e necessário, sobre tudo no momento eleitoral, pois parece que o verdadeiro sentido da política e a sua finalidade tem perdido em meio as ações dos políticos, sobretudo dos maus políticos… Então, como pensar a política de hoje diante destas situações?

Evidentemente, não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje, pois estamos carregados de desconfianças em relação aos homens e mulheres do poder.

Porém, é preciso tomar consciência desta situação e, para evitar que se tornem políticos alguns homens e mulheres que tem apenas o interesse em desviar as verbas públicas para serem investidas em benefício próprio.

A partir do momento em que a política for levada a sério, certamente a humanidade terá mais oportunidade de realizar seus projetos, bem como possibilitará que toda a sociedade ganhe em JUSTIÇA e em VERDADE. Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso que a sociedade não se contente com a realidade política e com as ações dos políticos, que fazem com que a verdadeira política perca seu sentido e seu fim último… É a conscientização e boa escolha dos candidatos nas eleições.

O eleitor é convidado a votar conscientemente, pois assim e a partir desta realidade, tornando a administração pública um serviço ao bem comum. Pense nisso…

AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS estão mobilizando o país… Criando clima próprio para uma REFLEXÃO.

Não se trata de protesto, mas da única defesa do cidadão em relação aos maus políticos.

Ideal seria o eleitorado consciente e motivado, votando naqueles que são dignos, competentes e merecedores de nossa confiança.

Todos nós temos que ter consciência de sabermos em quem depositar nosso voto, e também as circunstâncias do nosso município.

Como reflexão desta coluna semanal, precisamos buscar em nossa história, exemplos de eleições, que através delas, tenha tomado caminhos para tomar novos rumos. A história além de fazer-nos cívicos, nos dá exemplos e nos alerta para o futuro.
” Tenha o cidadão bento-gonçalvense o gosto pelo voto e orgulho de ser agente formador de uma nação. VALORIZE SEU VOTO…”