Em Bento Gonçalves, a previsão é de que entre esta terça-feira, 11, e quarta-feira, 12, chova cerca de 110 milímetros

A formação de um novo ciclone extratropical deve provocar chuva forte e ventos que podem chegar até 100 quilômetros por hora no Rio Grande do Sul. Conforme a previsão do tempo, o ciclone vai se formar pelo encontro de duas massas de ar: uma quente e uma fria. Ar mais frio vai avançar pelo Norte da Argentina com uma alta pressão de trajetória continental e o contraste vai aprofundar um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira, 12.

Em decorrência da situação, diversos alertas foram emitidos nesta terça-feira, 11, orientando a população da região Sul do Brasil para os possíveis efeitos do fenômeno natural. Conforme a meteorologia, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ser os estados mais afetados pelo forte vento e a chuva. O vento ganha muita força com rajadas, em média, de 50 km/h a 80 km/h na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul durante a quarta-feira e atinge o pico entre a madrugada e a manhã ou começo da tarde de quinta-feira.

Em Bento Gonçalves, a previsão é de que entre esta terça-feira, 11, e quarta-feira, 12, chova cerca de 110 milímetros. Além da grande quantidade de chuva, há possibilidade de queda de energia elétrica, destelhamento de casas e quedas de barreiras pela região.