Durante palestra-almoço no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), na próxima segunda-feira, 23 de novembro, acontecerá o lançamento de mais uma edição da revista Panorama Socioeconômico de Bento Gonçalves, que neste ano chega a sua 44ª edição. A publicação, coordenada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), é a única que traz o desempenho econômico do município, servindo de mecanismo de suporte para a gestão empresarial. A pesquisa traz a evolução e representatividade dos setores da indústria, comércio e serviços do município fazendo relações com o desempenho estadual e nacional.

Há alguns meses os trabalhos da comissão estão em ritmo intenso e os dados referentes ao ano de 2014 começaram a ser recebidos ainda em abril e passaram a ser analisados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e coordenada pelos professores Fabiano Larentis e Cíntia Paese Giacomello. O parecer da conjuntura econômica está sob a responsabilidade da economista Monica Mattia e a parte tributária pela contadora Simone Taffarel Ferreira.

Alimentada por fontes oficiais dos governos federal, estadual e municipal, a revista contempla todas as áreas da pesquisa. As informações são fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS/CAGED), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Receita Federal, INSS, Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Estadual da Fazenda, além de associações e entidades patronais ligadas aos setores econômicos do município.

Nesta edição, a revista manterá a seção relacionada aos sistemas de capitais, no qual o município não é avaliado somente nos ativos oriundos do capital econômico e financeiro, mas também dos relacionados a outras perspectivas, como por exemplo, o capital humano, o capital cultural e o capital de inteligência, um conceito que foi desenvolvido pelo professor mexicano Javier Carrillo, do Instituto Tecnológico de Monterrey. Este capítulo segue sob a conduta da professora Ana Fachinelli Bertolini.

Para Ricardo da Campo, coordenador da Comissão do Panorama Socioeconômico, a revista chega como uma importante ferramenta para driblar o delicado momento econômico vivido pelo Brasil. “Essa publicação serve de fonte de pesquisa aos empresários que buscam superar as dificuldades apresentadas no cenário atual do país”, destaca o coordenador.

Informações da Conceitocom Brasil.