A sequência de dias chuvosos, com pancadas intermitentes, já trazia alguns contratempos em relação a pontes na região da Serra, por conta do aumento do nível de rios. Entretanto, transtornos também foram registrados dentro da cidade de Bento Gonçalves, onde várias ruas apresentam buracos, rompimentos de tubulação, entupimento de bocas de lobo e demais problemas.

A Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (SMVOP) recebeu diversos chamados para notificar o poder público do município a respeito dessas condições indesejadas em diversos pontos. Portanto, a pasta programou uma ação de contrarresposta, iniciando com a Operação Tapa-Buracos, que contará com pelo menos quatro equipes.

Para os buracos nas vias será feita a utilização de massa asfáltica ensacada para ser aplicada à frio, naqueles de menor profundidade. Já as aberturas maiores serão reparadas com aplicação de asfalto usinado quente. Para os rompimentos de tubulações, os serviços ainda estão sendo programados, mas devem ser feitos em horários estendidos e no final de semana.

Até o momento, o SMVOP anunciou que os bairros Santa Helena, Santo Antão, Fátima, Zatt, São Roque, Eucaliptos, Glória, Maria Goretti e Conceição são os que já notificaram a secretaria. Por enquanto está sendo feita a limpeza de bocas de lobo e o recolhimento de terra dos locais em que houve algum deslizamento.