Bento Gonçalves é conhecida por ser uma cidade com dois vieses muito fortes, o do turismo e do empreendedorismo. Uma confirmação desse lado empreendedor está em dados que a prefeitura municipal divulgou nesta quarta-feira, 4 de maio. De acordo com o poder público, 633 empresas foram abertas nestes últimos quatro meses, o que supera o número de quadrimestres anteriores.

Ao todo, a Capital Nacional do Vinho possui 20.518 empresas ativas, que englobam Microempreendedores Individuais (MEI), Empresa de Pequeno Porte (EPP), Limitada (LTDA), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e autônomos.  A prefeitura justifica essa quantidade de empreendimentos com a agilidade de atendimentos e protocolos nas inscrições, que segundo o poder público, demoram, no máximo, dois dias.

No primeiro quadrimestre de 2021, o número de abertura de empresas se fixou em 472, significativamente menor com o visto atualmente. Em 2020 foi ainda menor, sendo 348 inscrições no mesmo período. Para além da questão de pandemia de Covid-19, a prefeitura comenta que um dos diferenciais que podem ter auxiliado neste crescimento são as facilidade dos processos digitais.