Em Muçum, temporal de granizo destelhou dezenas de casas na área urbana e destruiu plantações no interior

Algumas cidades no entorno de Bento Gonçalves e do Vale do Taquari registraram, no final da tarde desta quarta-feira, 23, chuva de granizo. Na Capital do Vinho, o fenômeno foi registrado no bairro São Roque, Faria Lemos e São Valentin. Em Faria Lemos é feito o levantamento dos danos, mas de acordo com a Subprefeitura quase todas as localidades foram atingidas, sendo registrados mais estragos na comunidade da Linha da Alcântara com casas alagadas e danificadas com o granizo. 

Em Monte Belo do Sul e Santa Tereza também foram registradas quedas de granizo. Porém, no Vale do Taquari, na cidade de Muçum, a situação é dramática, já que por cerca de dez minutos, a chuva de pedra destelhou dezenas de casas, estragou plantações e deixou a população em pânico. Segundo as informações, ainda não há um levantamento que apresente os prejuízos na cidade.

Conforme o prefeito da cidade, Mateus Trojan, há décadas, o fenômeno dessa magnitude era visto. Em razão da grande quantidade de casas destelhadas, lojas de materiais de construção não estão conseguindo dar conta da atender a população, uma vez que a quantidade de lona é muito maior do que o que há em estoque.

A Defesa Civil da cidade já recebe doações e deu início à distribuição do material, com o objetivo de proteger os imóveis, já que a previsão é de chuva para o restante da noite e da madrugada.

Na quarta-feira, 23, a chuva avança pelo Estado. Na Serra, a previsão é de que o sol apareça em meio às nuvens, porém, a nebulosidade ainda deve predominar. Na região, os termômetros variam entre 13°C e 20°C.

Foto: Neusa Zilio Moriggi – Reprodução