O clima virou nesta quarta-feira, 30 de março, conforme já era previsto pela meteorologia desde o início da semana. Ainda na terça, várias regiões do Rio Grande do Sul apresentaram instabilidade, mas hoje, todas localidades devem ter chuvas constantes até o fim do dia. Com isso, a temperatura também cai, podendo ficar abaixo dos 10ºC em diversos municípios, como na Serra Gaúcha.

Fortes chuvas

Com exceção do extremo Sul do RS, as demais regiões apresentam temporais e queda de grandes acumulados de chuva, que podem se intensificar com a chegada da tarde. Em Bento Gonçalves, a meteorologia aponta que, aproximadamente, 60mm de chuva podem cair sobre a Capital do Vinho.

Esse clima instável deve durar até o final da noite desta quarta, quando as nuvens carregadas podem começar a se dispersar, dando trégua na queda d’água. Esse movimento influencia diretamente na quinta, que deve apresentar um tempo mais estável, apesar de seguir nublado.

Frente Fria

A causadora dessa virada no clima é uma frente fria que se aproximou aos poucos do Rio Grande do Sul, mas que agora encobre o estado. Essa condição climática ocasionou as chuvas que estamos passando e deve interferir também no termômetro, que esfriará.

De acordo com algumas previsões, como do próprio Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por exemplo, a queda nas temperaturas pode alcançar os 5ºC de declínio, o que é considerado como alerta laranja para o instituto.

Em Bento, a meteorologia aponta que no fim do dia as mínimas podem chegar aos 6ºC. Essa condição deve persistir até quinta, enquanto a frente fria se mantém presente no território gaúcho e segura a temperatura abaixo dos 10ºC pela manhã e noite.