Uma cidade onde o turismo faz parte da rotina dos moradores. Um local que acolhe as pessoas advindas de outros municípios. Mercados, lojas, flores, praças, brinquedos, bancos são alguns de seus atrativos. O centro do município é área para diversas pessoas, residentes ou não, que utilizam o local para descanso e diversão. Como nem tudo são flores, um dos problemas destacados pelos moradores é a questão do trânsito. Em horários de pico, muitos motoristas comentam as dificuldades de deslocamento.

O morador do bairro São Roque, Lerino Bocchi, comenta que a quantidade de veículos triplicou e que as ruas continuam as mesmas. “É muito complicada a situação quando necessito me deslocar de onde moro para cá. O fluxo de automóveis é intenso, mas como é preciso, a gente enfrenta a situação, mas algo deve ser feito para mudar”, pontua. Ele acrescenta que obras são realizadas, mas que os resultados demoram para vir. “Algumas melhorias estão sendo efetuadas, mas sabemos que leva algum tempo para que as mudanças sejam visualizadas”.

Quem não mora no local, se desloca dos bairros para conferir as opções disponíveis na área central. Sátiro Pereira Araújo, 50 anos, veio do Maranhão há 3 para fazer de Bento Gonçalves sua residência. Ele explica que por aqui as coisas são diferentes. “No estado de onde eu vim, muitas coisas são distintas. Vejo que aqui a cidade é bem mais estruturada, mas limpa e centrada. Gosto muito daqui”, comenta.
Márcio Alexandre da Silva, 46 anos, mora no São Roque, mas muitas vezes se desloca para o centro. “Aqui se tem uma estrutura boa. O povo é bem hospitaleiro, mas muitas vezes é fechado e meio frio. Acredito que seja o costume das pessoas daqui”, destaca.

Clarinda Simões é professora aposentada e comenta que já morou em outras regiões do estado, mas que sempre retorna. “O centro, principalmente, é um local de bastante movimento, é gostoso andar por aqui. Vi Bento crescer e me identifico com a cidade. Eu acho que é um bom local para viver”, pontua.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 9 de março.