O que era um sonho, virou realidade em Bento Gonçalves. Foi inaugurado na quinta-feira, 19, o Centro Cultural 20 de Novembro, um espaço para difundir a cultura afro na Capital Nacional do Vinho. O local conta com sala de convivência, reuniões, escritório e para oficinas culturais e está localizado na rua Carlos Turconi, bairro Borgo. A obra foi realizada através de emenda parlamentar no valor de R$ 243 mil, encaminhada pelo então deputado federal, Covatti Filho.

De acordo com a presidente da Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, entidade responsável pelo uso do espaço, Zilda Marques da Silva Núncio entre primeiras ações previstas para o Centro Cultural está a realização de uma reunião com as entidades da área para unificação de pleitos, também serão oferecidas Oficina de Capoeira e de Abayaomi, confecção de bonecas negra que traz alegria ou felicidade.  “É um sonho concretizado. Para a comunidade negra estamos vivenciando um momento histórico, e eu só tenho que agradecer. O Centro Cultural 20 de novembro representa a integração com a comunidade de Bento Gonçalves, caminhando lado a lado num mundo mais ameno em relação aos preconceitos que nos distanciam de nossa humanidade”, destaca.

O Secretário de Cultura, Evandro Soares celebrou o momento vivido pela cultura no Município. “Hoje ganhamos mais um que chega para agregar os representantes da cultura negra do nosso Município. Que aqui, junto com a Sociedade 20 de novembro a gente possa desenvolver oficinas, palestras, encontros sendo um espaço de construção das políticas públicas. Proporcionando inúmeras possibilidades”, disse.

Foto: Laura Kirchhof