O Dia de Finados foi repleto de missas e homenagens nos cemitérios de Bento Gonçalves. Durante a terça-feira, 2 de novembro, muita gente foi até os locais para reverenciar seus entes queridos. Na Capital do Vinho, os cemitérios Central, São Roque, Santo Antão e das comunidades do interior receberam centenas de pessoas, diferentemente do ano passado, quando a pandemia impediu grandes movimentações.

Ao longo do dia foram celebradas missas. No maior cemitério da cidade, que fica no bairro São Francisco, era possível encontrar famílias inteiras ao redor de sepulturas e carneiras.

Durante uma das celebrações, o pároco da paróquia Santo Antônio, Ricardo Fontana, durante sua homilia ressaltou a importância da data. Segundo o religioso, a celebração do dia de Finados é uma oportunidade para as pessoas refletirem sobre a vida. “Ela terminará para todos nós aqui neste mundo, é apenas uma questão de tempo. Além disso, para a eternidade não poderemos levar nada de material. Levaremos apenas o bem que tivermos feito para nós e para os outros. Logo, deve ser uma tomada de consciência de que ser feliz e viver bem não quer dizer acumular tesouros, prazeres ou glórias, mas fazer o bem e preparar uma vida eterna com Deus”, disse.

No meio das celebrações, um folheto criado especialmente, contendo orações e leituras bíblicas foi entregue aos presentes. Na saída do cemitério, fieis de outras igrejas também participaram da data entregando uma mensagem de conforto e esperança.

Foto: Ascom Paróquia Santo Antônio