A famosa expressão “enfiar o pé na jaca” se torna muito mais utilizada nas festas de final de ano. Isso porque não é fácil resistir às delícias colocadas nas mesas. Manter-se saudável, porém, deve ser prioridade

Ao pensar em festas de final de ano, como Natal e Ano Novo, um dos primeiros planejamentos das famílias dizem respeito às ceias que costumam ser feitas neste período. Normalmente nas mesas costuma ter fartura, alimentos diferentes dos consumidos no dia a dia, além de opções de bebidas e sobremesas. Essa é a oportunidade perfeita para comer mais do que se deveria, sair da dieta e ‘enfiar o pé na jaca’, como diz o ditado.

Uma das principais preocupações é engordar e, para quem está cuidando da saúde, isso significa perder as conquistas que foram construídas durante o ano. A nutricionista Franciele Valduga tem uma frase sobre o assunto que gosta de usar. “O que você faz entre o Natal e o Ano Novo não são motivos suficientes para ganhar peso ou adquirir um problema de saúde, e sim o que pratica o ano todo!”, frisa.

Diante de tantos espetáculos da culinária, entretanto, é possível se controlar. “Vale sempre lembrar que as festividades são momentos únicos com a família, para comemorar o nascimento de Jesus, agradecer o ano novo que está chegando e refletir sobre o que se finda. É importante perceber que a comida não é o evento principal. Coma com consciência, escolha os alimentos da ceia que você mais gosta, saboreie… Mastigue devagar e respeite seus sinais de saciedade”, recomenda.

Mesmo em pequena quantidade, não é todo mundo que pode comer qualquer alimento da ceia. Por isso, é preciso atentar aos sinais do corpo. “Depende da individualidade de cada pessoa, se ela está com alguma sensibilidade alimentar, ou em tratamento para alguma patologia”, explica Franciele.

Comi demais, e agora?

Após comer demais, o arrependimento pode chegar. Não é válido, entretanto, compensar os exageros restringindo a quantidade de alimentos no dia seguinte. “Volte para sua rotina alimentar normalmente, mas sempre vale aumentar o consumo de água”, sugere a nutricionista.

Nos dias que sucedem a comilança, também não é necessário fazer uma dieta restritiva e nem detox. “Mantenha a sua alimentação saudável habitual, se permita comemorar com consciência e prazer nestes momentos tão importantes ao lado de quem você mais ama. Lembrando que também é possível deixar os pratos tradicionais com uma pegada mais saudável”, realça.

Foto: reprodução