Ontem, 21 de dezembro, às 12h59min, teve início no hemisfério sul o verão. A estação mais quente do ano vai terminar em 20 de março de 2022 e promete altas temperaturas.

Segundo a meteorologista Ludmila Pochmann, a característica principal da estação é que os dias são maiores do que as noites. “Essa maior quantidade de radiação na atmosfera eleva o aquecimento da superfície, aumentando a evapotranspiração e favorecendo a formação de nuvens e a ocorrência de pontuais temporais em áreas isoladas, as pancadas de chuva”, explica.

A nova estação, porém, vai contar com uma anormalidade. “Infelizmente, neste ano, por causa da ocorrência do fenômeno La Niña – o resfriamento das águas do pacífico que inibem a formação de grandes nuvens que chegariam até a nossa região para favorecer a ocorrência de chuvas –, tendo em vista a famosa crise hídrica que está ocorrendo há mais de um ano no Brasil, os prognósticos são de pouca chuva”, sublinha.

Sobre a Capital Nacional do Vinho, Ludmila tem uma previsão mais específica. “Bento Gonçalves já está passando por um déficit de chuva histórico, nos meses de novembro e dezembro choveu muito abaixo das médias, e com isso, as temperaturas deverão ser mais altas no verão de 2022. Por isso, economia de água e energia será imprescindível para os próximos meses. Pouca chuva, altas temperaturas, a gente tem que se hidratar e passar muito filtro solar”, recomenda.

Foto: Arquivo