Gostaria de começar esta singela homenagem com três recados.

Primeiro: é um enorme prazer ver você se formar em Publicidade e Propaganda.

Segundo: o prazer é por estar homenageando você, cuja jornada tive “Um raro prazer” de acompanhar.

Terceiro: é um prazer falar de publicidade e propaganda, pois “Faz parte da minha vida” e vivo disso desde sempre.

Antes de prosseguir, gostaria de dividir essa homenagem com seus colegas, e em especial, com aqueles mais próximos de você, sua noiva e seus familiares. Sem eles, a caminhada teria sido muito mais árdua.

Paulo Freire, um dos maiores educadores que nosso país já teve, recomendava que se fizesse uma reflexão no início da fala. Evidente que a leitura da definição só fez aumentar a responsabilidade desse momento.

De acordo com Aristóteles: “O mais importante não é receber uma homenagem e, sim merecê-la”. O que estou tentando dizer é que você é merecedor desta homenagem. Só não sei se realmente foi “Uma boa ideia”. De qualquer forma, recaiu sobre mim a missão de felicitá-lo por esta conquista.

Por acreditar que este dia chegaria, você se esforçou e buscou o seu sonho. Por seus próprios méritos venceu e hoje os aplausos são todos para você. A sua conquista vai impulsionar outras perspectivas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso. “Você nasceu para voar”.

Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia. “Simples assim”.

Valeu a pena tudo isso? Sim, valeu a pena os dias de cansaço e exaustão. Valeu a pena cada segundo nesse longo caminho. Valeu muito a pena. “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.

Você está careca de saber que a comunicação é indispensável em todos os níveis da era tecnológica em que vivemos. “A gente conversa, a gente se entende”.

Uma das premissas da comunicação é a criatividade. Nos dias de hoje não são os maiores que vencem, mas os mais criativos. A criatividade tem “1001 utilidades”.

“Crio, logo existo”, adaptação da máxima do filósofo francês Renné Descartes traduz bem isso tudo. “Você não imagina do que a ‘criatividade’ é capaz”.

Criatividade é uma extensão da inteligência.

Graças à criatividade temos a roda, o fogo, o livro, a pasta de dentes com listras coloridas e o silicone… Poderia citar muitos brilhantes criadores, como o lorde inglês John Eduard Montague, viciado em bridge que criou o sanduíche porque não queiria parar de jogar na hora do almoço. O engenheiro alemão Werner von Braun que levou o homem à lua combinando a ciência de fabricação de bombas com a de navegação aérea. O dinamarquês Godktfred criou o tijolinho Lego, um brinquedo para ajudar as crianças a pensar e estimular a criatividade. “Tem coisas que só a ‘criatividade’ faz por você”.

Calma, não estou incentivando você a sair por aí criando um tipo de capacete com um rolo de papel higiênico para limpar o óculos ou reinventar a roda. Falo de criar no dia-a-dia, no trabalho e na vida. A publicidade e propaganda exige, acima de tudo, criatividade que é resultado da curiosidade. Comunicação, criatividade e curiosidade: “A primeira faz tchan. A segunda faz tchun e… tchan-tchan-tchan-tchaaan!”

Não poderia, também, deixar de dizer que cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha… Porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, mas não vai só. Leva um pouco de nós mesmos e nos deixa um pouco de si mesma.

Na verdade, você bem sabe que seus colegas dexiaram muito deles em você: carinho, amor, sinceridade, conhecimento, vivências, experiências, mas principalmente, deixaram seu coração apertado de saudade. E a saudade, não tem braços, mas aperta como se tivesse.

Se caminhamos sozinhos podemos até ir mais rápido, mas se caminhamos ao lado das pessoas que amamos, com certeza, iremos muito mais longe.

Por fim, agradeço imensamente a oportunidade de estar presente nesse momento muito importante de sua vida. Desejo a você “As melhores coisas da vida”. Espero que seja consciente, ético, comunicativo e dinâmico “pero sin perder la ternura”. “Ande na frente”, “Faça seus caminhos”, “Movido pela paixão”… “Conte comigo”.

O talento, a força de vontade e a persistência trouxe você até aqui. Que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.