Jane Krüger

Pequena é a parte da vida em que verdadeiramente vivemos.

Pare e faça um rápido cálculo. Quanto tempo já perdestes da sua breve existência com:

Sofrimentos desnecessários

Ansiedades e preocupações

Tolos contentamentos

Inúteis conversações

Paixões fúteis

O tempo passa, AGORA, exatamente neste momento, ele se esvai. O tempo possui uma pequena e importante característica:

Ele não volta mais.

Tudo que vemos ou tocamos se dissolve.

Protelar é o pior dos vícios, ele rouba o presente prometendo um futuro que provavelmente nunca chegará. Alguns sofrem ansiosamente pelo futuro e vivem um tédio envolvido de marasmo no momento presente, sem jamais usufruir do verdadeiro Carpe Diem.

Essa expressão latina que na tradução literal significa “colha o dia” foi primeiramente utilizada pelo poeta romano Horácio, numa inspiração estóico-epicurista, em que escreve para Leucone, no primeiro livro de “Odes”, ainda no século I A.E.A, aconselhando a mesma a desfrutar o melhor da vida a cada momento.

Muitos, infelizmente, levam este termo ao pé da letra, caindo no hedonismo, vivendo desordenada e irresponsavelmente. Porém, a grande lição está em vivermos sabiamente os nossos dias, desenvolvendo o máximo do nosso potencial no dia de hoje. Procurando viver uma vida extraordinária , dando a minha melhor contribuição na terra aqui e agora.

O agora é tudo que temos.

Muitas vezes perdemos nossa existência no emaranhado das amarguras, tristezas e fracassos do passado. Diluímos nosso presente na ansiedade perversa com a preocupação do futuro que nos espera. Em ambas as situações nos desconectamos da dádiva diária de viver plenamente o momento presente.

Mas como viver intensamente cada dia?

Muito simples – Estabelecendo Prioridades.

Vou contar uma breve estória.

Um professor de filosofia levou consigo para aula uma grande jarra de vidro. Consigo tinha também uma caixa de pedras. Uma após uma, foi colocando as pedras dentro da jarra até que a mesma estivesse totalmente cheia. Perguntou então aos alunos.

A jarra está cheia?

Sim. Está cheia – responderam.

Então o professor pegou outra caixa que estava cheia de pequenas bolitas, daquelas que as crianças adoram brincar. Começou a derramá-las dentro da jarra e, balançando um pouco, as bolitas foram se ajeitando nos espaços vazios que restavam entre as pedras. Então mais uma vez o sábio professor perguntou:

A jarra está cheia?

Sim – disseram – agora está realmente cheia.

Para espanto dos alunos, o professor pega ainda outra caixa e agora começa a lentamente derramar areia sobre as pedras e bolitas. A areia lentamente foi preenchendo todos os pequenos espaços vazios que ainda restavam. Mais uma vez, o professor se dirige aos alunos questionando:

E agora, a jarra está cheia?

Os alunos admirados querendo entender o que o professor está querendo lhes ensinar, concordaram com veemência:

Sim, caro professor. Agora sim, a jarra está verdadeiramente cheia.

Então o professor começa a explicar:

Esta jarra, meus queridos alunos, representa a vida. As pedras são as nossas prioridades. Aquelas que realmente importam na vida, como sua família, seu parceiro, seus filhos. As pedras são aquelas coisas na vida que tem um valor tão imensurável que em algum dado momento, você pode perder todo o resto, mas se tiver as pedras, a sua vida ainda assim estará completa.

As bolitas são as outras coisas que também importam, seu trabalho, sua casa, coisas que possui.

A areia é o restante das coisas que compõe a vida, as pequenas coisas, como distrações e até mesmo as preocupações.

Compreendam, se vocês colocarem a areia primeiro na jarra, então não haverá lugar para as bolitas e as pedras. O mesmo serve para a vida. Se você gastar seu tempo e energia nas pequenas coisas da vida, que no final não importam, você nunca terá lugar para as coisas que são realmente importantes na tua existência. Desta maneira, preste atenção para o que realmente é significante para sua felicidade. Estabeleça prioridades e não troque as pedras pela areia das pequenas coisas.

Fique perto de quem você ama, desenvolva relacionamentos autênticos e profundos – isso demanda tempo, criatividade, prioridade. Ame intensamente, perdoe, se entregue e não deixe para amanhã o cuidado com o que verdadeiramente importa.