Suspeita é de que pessoas estejam indo até o local para pescar os animais e vendê-los; no entanto, espécies estão severamente contaminadas, em razão da poluição

Imagens de carcaças de cabeças de peixes foram localizadas às margens do Lago Fasolo, em Bento Gonçalves, nesta segunda-feira, 7 de fevereiro. O material foi publicado na página oficial do local, no Facebook. De acordo com as informações, a suspeita é de que pessoas estejam indo, durante à noite, para pescar as espécies no lago contaminado e, posteriormente, consumir a carne.

No entanto, em decorrência da alta poluição da água do lago, o consumo humano do produto pode ocasionar sérios riscos à saúde. Nas imagens é possível ver cabeças de peixe da espécie cascudo, rodeadas de moscas. Segundo a publicação, quem passa próximo ao local, sente o forte cheiro ocasionado pela poluição, mas também, pelas carcaças encontradas.

A publicação ainda afirma que a população de Bento Gonçalves pode estar correndo sério risco, caso os animais retirados do lago estejam sendo vendidos no mercado clandestino. “Na calada da noite, pessoas ainda vem pescar para comer esses peixes contaminados, ou será que vendem para alguém, dizendo que é de outro lugar? Não sabemos, infelizmente, peixes contaminados são consumidos”, afirma. “Se as pessoas soubessem o que esses peixes cascudos comem, nunca iriam pegá-los para comer, ou para vender para alguém, eles ficam perto dos canos do esgoto, às vezes chegam a entrar dentro dos canos, para se alimentar dos dejetos”, diz a publicação.

No final de janeiro, pelo menos oito quilos de peixes mortos foram retirados do lago. Espécies de carpa, tilápias, cascudos e jundiás, vinham até a superfície do lago para buscar oxigênio. Além do despejo de esgoto não tratado, produtos químicos e lodo no local, as altas temperaturas também podem ter sido determinantes para a mortandade das espécies.

Foto: Lago Fasolo / Reprodução