Pelo menos oito quilos de peixes mortos foram retirados do Lago Fasolo na manhã desta sexta-feira, 28, em Bento Gonçalves. A situação, já recorrente, provocou indignação de moradores do entorno, que reivindicam melhorias no local. De acordo com as informações divulgadas pela página do espaço no Facebook, espécies de carpa, tilápias, cascudos e jundiás, vinham até a superfície do lago para buscar oxigênio.

Conforme o ativista ambiental e representante da Associação Ativista Ecológica (Aaeco), Gilnei Rigotto, além do despejo de esgoto não tratado, produtos químicos e lodo no local, as altas temperaturas dos últimos dias também podem ter sido determinantes para a mortandade das espécies. “Quando existe muito material orgânico, o equilíbrio aquático entra em colapso, faltando oxigênio nas águas causando mortes de peixes. Também em casos de arroios e rios, é mais provável que seja despejo de esgoto não tratado, lodo e outros produtos químicos de empresas que são despojados criminosamente, como foi o fato recente no Arroio Burati”, explica.

Ainda, segundo a nota publicada, a situação pode piorar nos próximos dias. “Infelizmente, quando começa, quilos e mais quilos de peixes são retirados do lago. Vamos esperar as próximas horas, os próximos dias, para ver se continuará”, diz a postagem.

Fotos: Lago Fasolo / Facebook / Divulgação