Inscrições iniciam em janeiro de 2024; curso não tem mensalidades, apenas a inscrição na seleção tem a taxa de R$ 150

O primeiro mestrado gratuito na área da Educação da Serra Gaúcha lança edital do processo de seleção para a primeira turma. O Mestrado Profissional em Educação Básica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Farroupilha tem o início do semestre previsto para o dia 1º de abril de 2024. Ao todo, serão ofertadas 24, com reservas de cotas: acesso universal, negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PcD). O edital completo está no site do campus.

O curso de pós-graduação não tem mensalidades, apenas a inscrição na seleção tem a taxa de R$ 150. É possível solicitar isenção do pagamento da taxa, no período entre 20 de novembro de 2023 a 01 de dezembro de 2023. O período de inscrições para a seleção no mestrado, por meio do formulário eletrônico que consta no edital, vai de 02 de janeiro a 19 de fevereiro de 2024. O prazo limite para pagamento da taxa vai até 19 de fevereiro de 2024.

Segundo a instituição, serão duas linhas de pesquisa no mestrado: “Políticas Públicas e Inclusão na Educação Básica” e “Formação de Professores, Currículos e Práticas Pedagógicas na Educação Básica”.

Para a inscrição, há uma série de documentos que o candidato deve anexar no formulário eletrônico, como comprovante de do pagamento da taxa de inscrição; memorial descritivo sobre a vida acadêmica e interesses do candidato no mestrado (modelo no edital); Currículo Lattes; documentos relativos às cotas, caso necessário; entre outros.

Todas as etapas da seleção do edital, como funcionará a seleção e classificação, entre outras informações estão no documento que rege o processo, e encontra-se no site da instituição.

Sobre o Mestrado

O Mestrado Profissional em Educação Básica, que será gratuito – assim como os demais cursos do IFRS, que é público – terá o objetivo de qualificar profissionais da educação, especialistas e graduados que atuem em cargos e funções em instituições escolares ou órgãos de gestão dos sistemas de ensino. A formação vai estudar a produção de conhecimentos científico-profissionais, metodologias e tecnologias relevantes para o desenvolvimento educacional, que contribuam com as demandas do campo de atuação na Educação Básica de cada estudante.

O curso terá a carga horária total de 360 horas/aula mais o Trabalho de Conclusão de Curso, que consiste em um artigo e um produto educacional alinhado ao campo de trabalho do mestrando. Ao todo, serão 2 anos para a estudante integralizar o curso.

Dúvidas podem ser encaminhadas para: [email protected]

Foto: Ascom IFRS / Campus Farroupilha