O levantamento, oriundo da realização do Censo Demográfico de 2022 mostra ainda que o Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro onde a população de idosos mais aumentou nos últimos 10 anos

Os municípios de Santa Tereza e Monte Belo do Sul estão entre as nove cidades que estão com os maiores índices de envelhecimento, conforme informou o levantamento populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira, 27.

Conforme os dados, neste quesito, Santa Tereza ocupa a segunda colocação, ficando atrás apenas do município de Coqueiro Baixo, no Vale do Taquari. Já Monte Belo do Sul está na oitava colocação. O levantamento, oriundo da realização do Censo Demográfico de 2022 mostra ainda que o Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro onde a população de idosos mais aumentou nos últimos 10 anos.

Os número apontam que nove entre as 10 cidades mais velhas do país pertencem ao Estado. As nove cidades gaúchas que integram essa lista que trata do índice de envelhecimento são Coqueiro Baixo, Santa Tereza, Três Arroios, união da Serra, Coronel Pilar, Relvado, Floriano Peixoto, Monte Belo do Sul e Ivorá.

De acordo com os dados do Censo de 2022, a população total do Rio Grande do Sul é de 10.882.965. Desse total, 14,1% dos moradores têm 65 anos ou mais. É o estado com a maior proporção de população idosa. Também registra o menor percentual de crianças. A faixa etária até 14 anos representa 17,5% da população gaúcha. A idade mediana no estado é 38 anos, três a mais do que a idade mediana nacional.