A pandemia do novo coronavírus acertou em cheio empreendimentos turísticos no Rio Grande do Sul. Na Serra, a situação também pode ser percebida, com a redução de visitantes nos períodos mais críticos da pandemia. No entanto, com a retomada gradual das atividades, um movimento que defende o turismo responsável, liderado pelo Bento Convention Bureau, lançou nas redes sociais uma campanha para incentivar o turismo no município. Com o slogan “Nós estamos preparados. Quando você estiver, Bento te Espera!”, a ação quer despertar o desejo do turista em vir para a região conhecer os empreendimentos vinícolas, gastronômicos, belezas naturais e as atrações da cultura italiana.

Para a retomada, os empreendimentos precisaram se readequar estruturalmente, seguindo os protocolos sanitários, evitando a disseminação da covid-19. Conforma a presidente do Bento Convention Bureau, Gabrille Signos Rodrigues, a campanha quer mostrar que a cidade está preparada para receber os visitantes. “Mesmo num ano crítico, com medidas de restrição que afetaram significativamente o turismo, o trade turístico foi criativo, propositivo e com isso mantivemos nossa marca – Bento Gonçalves – de forma positiva nas mentes e corações dos gaúchos”, afirma. “Quando os turistas estiverem prontos, estaremos esperando. Uma coisa é fato: a cada dia temos mais pessoas vacinadas e imunizadas por já terem contraído o vírus, esse universo só cresce e voltará a viajar em breve”, deseja.

Turismo responsável tem aval de órgãos de fiscalização

A reestruturação que os empreendimentos do município precisaram passar para voltar ao funcionamento passa pela fiscalização de 27 itens existentes em protocolos pré-estabelecidos, que abrangem critérios de higiene, limpeza e cuidados necessários de prevenção à disseminação da Covid-19. Tudo para garantir a segurança dos visitantes e colaboradores.

A cidade conta, atualmente, com quatro certificações de destino seguro no turismo nacional e internacional. O selo ‘Safe Travels (viagens seguras)’ é um protocolo criado pela World Travel & Tourism Council (WTTC). A WTTC é uma ONG baseada em Londres que busca o desenvolvimento sustentável e inclusivo do setor privado do turismo mundial.

Já o selo ‘Turismo Responsável’, do Ministério do Turismo, que é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. Além, dos selos locais ‘Circuito Turismo Responsável’ e ‘Ambiente Limpo e Seguro’, certificados pela Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves (Semtur). 

Foto: Fabiano Mazzotti / Divulgação