Em nove dias, 10.200 idosos e profissionais da saúde já foram vacinados

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no último dia 4 e um pouco mais de uma semana de seu início já atingiu 38% do público-alvo da primeira fase. Conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) até esta terça-feira, 12, foram imunizadas 10.200 pessoas, sendo 8.100 idosos e 2.100 profissionais da saúde.

A estimativa é vacinar 26.604 integrantes dos grupos prioritários, sendo 4.432 trabalhadores da saúde e 22.172 pessoas com 60 anos ou mais. A primeira etapa segue até o dia 2 de maio e a imunização está sendo realizada em todas as unidades de saúde do município. O horário para vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h.

A segunda fase, entre 3 de maio e 3 de junho, abrangerá os seguintes grupos: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades;  pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. A estimativa da SMS é que cerca de 46 mil pessoas dos grupos prioritários sejam vacinadas.

Vacinação contra a Influenza:

Primeira etapa – até o dia 02/05

idosos com 60 anos ou mais;

trabalhadores da saúde;

Segunda etapa – entre os dias 03/05 e 03/06

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

Gestantes e puérperas;

Povos indígenas;

Professores;

Comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade.