Com cerca de 11,5 mil doses distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início na próxima segunda-feira, 23, em Bento Gonçalves. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 19, pelo Setor de Imunizações. A campanha, que tem como slogan “Quem lembra da vacina ser protege da gripe”, segue até o dia 1º de junho e pretende imunizar 90% dos grupos prioritários.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município deve receber ao longo do período, 29,5 mil doses da vacina que serão distribuídas em oito etapas. A vacina será oferecida, gratuitamente, para crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes (em qualquer fase da gravidez), puérperas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, povos indígenas e professores de escolas públicas e privadas.

A expectativa dos técnicos da SMS é de superar a meta de 2017.

Roteiros pelas comunidades e bairros

No sábado, 12 de maio, as Unidades de Saúde estarão abertas para a vacinação da gripe. Neste dia, a Unidade Móvel de Saúde também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino, em frente à Prefeitura. Neste dia, as UBS que estiverem vacinando estarão abertas das 8h às 17h.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, José Antônio Rosa, idosos, crianças, gestantes e puérperas são as pessoas que mais se beneficiam com a vacina. “Além de proteger contra a gripe, ela previne as complicações da doença, reduzindo o número de internações hospitalares por causa de problemas respiratórios”, explica. A doença é causada por um vírus altamente contagioso que pode até levar à morte em casos mais graves.

As pessoas que não se enquadram nos grupos prioritários do Ministério da Saúde deverão procurar a vacina nas clínicas privadas. Os portadoras de doenças crônicas, em atendimento no Sistema Único de Saúde, rede privada ou conveniada necessitam apresentar uma prescrição médica ou xerox de uma receita atualizada (2016/2017) que comprove a sua condição de paciente portador de doença crônica. Este documento deverá ser apresentado no dia da vacinação.

Os pacientes em acompanhamento nos programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde – SUS, devem se dirigir ao posto onde são atendidos regularmente para receberem a vacina. Caso no local de atendimento não tenha uma sala de vacina, estes, também, deverão buscar a prescrição médica com antecedência ou apresentar para vacinação cópia da receita atualizada (2014/2015) (Xerox) que comprove a sua condição de paciente portador de doença crônica.

Quem deve receber a vacina?

* Pessoas com 60 anos de idade ou mais;

* Gestantes em qualquer idade gestacional;

* Puérperas até 45 dias após o parto;

* Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (devem levar a Carteira de Vacinação);

* Trabalhadores de saúde;

* Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;

* Trabalhadores das escolas públicas e privadas;

* Povos indígenas.

Onde: Nas Unidades de Saúde nos bairros, exceto nas Unidades de Saúde da Cohab II, Maria Goretti, São Valentim e XV da Graciema não vacinarão durante a campanha, além disso, as Unidades de Saúde de Faria Lemos e de Tuiuty não abrirão no sábado, dia 12 de maio.

Foto: Divulgação ASCOM