Quatro novos medicamentos genéricos foram autorizados para comercialização no Brasil. A liberação foi realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e publicada na edição desta segunda-feira, 23, do Diário Oficial da União (DOU).

Os medicamentos são: o Entricitabina combinado com Fumarato de Tenofovir Desoproxila, produto usado para o tratamento de pessoas que contraíram o vírus HIV. O medicamento de referência é o Truvada, cujas indicações incluem a profilaxia pré-exposição (PReP), usada para reduzir o risco de infecção pelo vírus adquirido sexualmente em adultos de alto risco.

Outro medicamento que passará a ser produzido genericamente é o Perindopril Erbumina combinado com Indapamida, indicado para o tratamento da hipertensão arterial (pressão alta), que acomete uma a cada quatro pessoas adultas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão.O quarto medicamento autorizado para ser produzido genericamente é a Bilastina, indicado para o tratamento sintomático de rinoconjuntivite alérgica (intermitente ou persistente) e urticária. O produto também é usado em terapias de reposição de hormônio sexual em homens que apresentam hipogonadismo primário e secundário (doença que faz com que homens produzam pouca testosterona).