A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início no dia 10 de abril no Estado do Rio Grande do Sul para idosos e servidores da área da saúde. A Campanha Nacional inicia no dia 17. Com 30 mil doses disponíveis em Bento Gonçalves, gratuitamente, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.

Os públicos-alvo são idosos, crianças a partir dos seis meses até menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), doentes crônicos com apresentação de prescrição médica ou cópia de uma receita atualizada deste ano, e a população indígena. Além disso, a campanha tem como novidade a inclusão de professores das redes pública e privada no grupo prioritário, que serão imunizados mediante apresentação de contracheque ou crachá, que comprovem a profissão. As doses serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS), exceto nos bairros Cohab II, Maria Goretti, São Valentim e 15 da Graciema.

No sábado, dia 6 de maio, as unidades de saúde estarão abertas para a vacinação das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Neste dia, a unidade móvel de saúde também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino, para todos os grupos prioritários, menos crianças, que devem procurar as UBS, salvo as unidades de Faria Lemos e de Tuiuty.

Conforme o coordenador do setor de imunizações, Maichel Manfredini, idosos, crianças, gestantes e puérperas são as pessoas que mais se beneficiam com a vacina. “Além de proteger contra a gripe, ela previne as complicações da doença, reduzindo o número de internações hospitalares causadas por problemas respiratórios”, enfatiza. Durante a campanha, também será oferecida a vacina contra o tétano para todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais.

Contraindicações
A vacina é contraindicada para uso por indivíduos com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo (ovo ou produtos do ovo), às proteínas de galinha, a qualquer componente da vacina (ou seja, como definido na composição, incluindo os resíduos de fabricação), ou após a administração prévia desta vacina ou outra vacina contendo os mesmos componentes. Também é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.