Governador Eduardo Leite foi duramente criticado pelos vereadores de Bento Gonçalves por sua decisão de endurecer as medidas de isolamento social por causa do coronavírus, passando o município de bandeira laranja para vermelha

Não faltaram expressões do tipo “traidor” nas falas dos vereadores na sessão de segunda-feira, 15, em repúdio à medida anunciada sábado, 12, pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que endureceu as medidas de isolamento social e passou quatro zonas de bandeira laranja para vermelha, incluindo a Serra Gaúcha e o município de Bento Gonçalves. Foi uma unanimidade. Os 17 vereadores de Bento criticaram a medida, e o presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto (Progressistas) chegou a propor uma “moção de repúdio” ao chefe do executivo estadual.

Gustavo Sperotto (PSD), falou que decretar bandeira vermelha em Bento é uma “traição e uma mentira do governador. Aliás, ele mente desde a campanha (eleitoral) quando prometeu que pagaria em dia os salários dos funcionários do estado e até hoje não faz isso”. Moisés Scussel (Repúblicanos), lembrou que defendeu a bandeira de Eduardo Leite na campanha para o governo do estado, disse que não está arrependido pelo que fez, mas recorre a uma citação: “a gente só conhece determinada pessoa quando dá poder a ela”.

De modo veemente, Scussel disse que “precisamos de um levante em todo o Rio Grande do Sul, com os prefeitos se colocando ao lado da população e em defesa dos comerciantes, das indústrias, das pessoas que vão manter as vagas de emprego”, e manifestou “total solidariedade” ao prefeito Guilherme Pasin, de Bento, “para ele tomar as medidas que forem necessárias para a cidade não quebrar, economicamente falando”. O vereador Jocelito Tonietto, do mesmo partido de Leite, chegou a dizer que “todo o PSDB de Bento Gonçalves está indignado com o que o governador fez.

Em que planeta estamos?


O tucano, entretanto, admitiu que parte da culpa pela situação ter se agravado – com aumento dos casos de contaminação da Covid-19 e número crescente de óbitos registrados no município por causa do coronavírus – é responsabilidade de uma parcela da população que ainda não assimilou “o quanto isso tudo é preocupante. Tem gente que relaxou as medidas de segurança e faz chá de fralda, festas de aniversário! Em que planeta nós estamos? É preciso tomar cuidado, sim. Cada um tem que fazer a sua parte pensando no todo”, discursou o vereador.

O líder do governo na Câmara, vereador Eduardo Virissimo (Progressistas), disse que a decretação de bandeira vermelha em Bento Gonçalves é resultado da “desorganização do governo estadual. Ou traição do governador (Eduardo Leite) já que o poder público municipal e as entidades representativas da sociedade enfrentaram o coronavírus desde o começo”. Virissimo fez uma analogia: “O que o governador fez foi retirar o respirador do paciente com o coronavírus. Foi o que ele fez com Bento Gonçalves, que tem uma estrutura de saúde para enfrentar esta doença como muito poucos municípios do estado têm”.

IMPORTANTE
O QUE ELES DISSERAM:

“…economicamente estamos à beira da morte com isso que o governador fez”
Eduardo Virissimo, vereador e líder do governo na Câmara

“…as empresas estavam botando o nariz para fora da água, e o que o governador fez foi pisar na cabeça fazendo elas afundarem de novo”
Gilmar Pessuto, vereador e líder do PSDB no Legislativo

“…nosso comércio não pode ser penalizado mais. Por que fechar as lojas? Se for assim, tem que fechar tudo de uma vez. Se não, não tem lógica!”
Idasir dos Santos, da bancada do MDB

“…o governador nos surpreendeu de maneira muito negativa. Será que é vingança porque ele, Eduardo Leite, perdeu a eleição em Bento Gonçalves?”
José Antônio Gava, da bancada do PDT

“…se tiver que responder criminalmente com o (Guilherme) Pasin, eu respondo, mas o prefeito não tem que mandar fechar nada. O que o governo (do estado) está fazendo é uma ditadura!”
Neri Mazzochin, da bancada do PTB

“…pare de brincar de ser monarca, senhor governador. De ser rei no seu palácio, pare de brincar com as pessoas que estão lutando para sobreviver”
Rafael Pasqualotto, da bancada do Progressistas presidente da Câmara

“…Temos que agir ao lado do comércio, indústria e suas lideranças para reverter esta situação”
Amarildo Lucatelli, da bancada do Progressistas