As nove mulheres participantes do Projeto Borboleta, iniciativa artística que visa promover a sensibilização da comunidade bento-gonçalvense frente à questão do câncer, serão homenageadas pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves com uma Portaria de Louvor e Agradecimento cada nesta quinta-feira, 22 de outubro, em Sessão Solene que será realizada no plenário da Casa a partir das 19h.

A homenagem consta na Resolução nº 164/2015, de autoria da líder da bancada do PPS na Câmara, vereadora Marlen Pelicioli, e da vereadora Neilene Lunelli (PT), e subscrita por outros 14 vereadores. A matéria foi aprovada na sessão do dia 5 de outubro.

O Projeto Borboleta consiste em uma exposição fotográfica com nove mulheres que passaram ou estão passando pelo tratamento do câncer. Elas foram fotografadas por Eliana Passarin para a criação de personagens “fantasy”, sem compromisso histórico ou com a realidade. O objetivo da exposição, que está circulando ao longo do mês de outubro por diferentes espaços culturais e educacionais da cidade, é mostrar de forma mais leve, através da arte fotográfica surreal, a força de superação das mulheres registradas. Na semana de 19 a 23 de outubro, a mostra poderá ser visitada na sede do Poder Legislativo municipal. A arrecadação com a venda de kits da mostra será doada para mulheres acometidas pelo câncer e em situação de vulnerabilidade.

As homenageadas são: Aline dos Santos, Angela Bissolotti, Clementina Michelon Putton, Jaqueline Borile Fávero, Liziane Firmini, Rachel Casagrande, Salete Detoni, Sheila Caron Matevi e Simone Dias Jannke.