Ferramenta foi criada a fim de disponibilizar mais opções aos usuários, como o autocadastramento, mapa que mostra os pontos de atendimentos próximos à residência, além do extrato de benefícios já recebidos

No final do último mês, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Cidadania, João Roma, lançaram oficialmente o aplicativo Cadastro Único. A ferramenta foi criada a fim de disponibilizar mais opções aos usuários, como o autocadastramento, mapa que mostra os pontos de atendimentos próximos à residência do cidadão, além do extrato de benefícios já recebidos. O app pode ser baixado em smartphones com sistemas Android e iOS.

A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Assessoria de Comunicação da prefeitura, explica que o aplicativo tem o objetivo de oferecer ainda mais facilidade de acesso às famílias de baixa renda que buscam suporte nos programas sociais. Além disso, a pasta divulgou que no celular, também é possível realizar o pré-cadastro, consultas simples e completa, emissão de comprovante de credenciamento e atualização por confirmação.

Em nota, a coordenadora do Cadastro Único da Sedes, Adriane Lazzarotto, destacou que os postos de atendimento estão abertos, em caso de o cidadão bento-gonçalvense possuir dúvidas. Ela afirma, ainda, que essa é uma nova ferramenta que tem o objetivo de agregar às estratégias de inclusão social. “As famílias e indivíduos que possuem tecnologias podem e devem fazer uso deste canal de inclusão no banco de dados para se habilitar aos programas sociais, porém orienta-se que ao fazê-lo, estejam atentos às instruções, pois tudo que for declarado passará pelo cruzamento com outros bancos de dados. Quem tiver qualquer dificuldade ou não possuir acesso ao aplicativo, pode continuar contando com o habitual atendimento presencial”, orientou.

O responsável da pasta, Eduardo Virissimo, ressaltou a relevância das tecnologias nos auxílios sociais e sublinhou que o Cadastro Único é a principal porta de entrada para as pessoas que precisam dos benefícios continuados ou eventuais pelos governos do estado ou federal. “A importância das pessoas de Bento Gonçalves manterem o cadastro em dia para usufruir de seus direitos é essencial para seguir recebendo os benefícios. O aplicativo é uma ferramenta que amplia e dá agilidade aos serviços requistados”, salientou.

De acordo com informações da Sedes, através do aplicativo os novos interessados devem realizar o pré-cadastramento e buscar setores para atendimento presencial em um prazo de até 120 dias. Além disso, quem já possui cadastro pode apenas realizar a atualização, mas apenas quando não houve nenhuma alteração nos dados já registrados.