Em um relacionamento, por mais que a relação seja harmônica, é comum que, aconteçam alguns desentendimentos e discussões de casal. Mas quando isso acontece diante dos filhos, será que pode prejudicá-los de alguma forma ou atrapalhar desenvolvimento social e emocional deles? Acredita-se que tudo vai depender de como os pais lidam com suas desavenças na frente das crianças e como elas reagem a isso. Se elas crescerem convivendo com brigas constantes, podem levar para a vida adulta problemas de relacionamento interpessoal, tais como não querer casar e ter seus próprios filhos.

Crianças entendem quando pais brigam?

A reação dos filhos perante uma briga dos pais irá depender muito da faixa etária. Quanto menor for a criança, mais ela absorverá os sentimentos envolvidos durante uma discussão. E, quanto maior, mais fará seus próprios julgamentos, defendendo um lado ou outro do casal de acordo com sua própria opinião.
Crianças entre dois e quatro anos tendem a se sentir abandonadas quando os pais brigam, pois não entendem o que está acontecendo. Já crianças entre cinco e oito, que já têm um convívio escolar, costumam verbalizar o que estão sentindo, temendo uma separação, e também a realizar tentativas de aproximar os pais, pedindo que eles se beijem, por exemplo. As crianças com idade superior a nove anos geralmente entendem melhor a situação, o motivo da briga – e é nessa fase que o diálogo entre pais e filhos sobre o assunto deve ser mais incentivado.
Mas, independente da idade, é importante que os pais evitem discutir na frente dos filhos e busquem sempre o diálogo como a melhor forma de resolver qualquer desavença na relação.