Fumrebom
Nesta quinta-feira participei, representando o Conselho Municipal da Saúde, de reunião do Conselho Diretor do Fundo Municipal para Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros – FUMREBOM -, realizada na sede da Corporação. O Capitão Sandro da Silva, comandante, apresentou, em audiovisual, as realizações que o Fundo proporcionou à comunidade. Como, teoricamente, já é do conhecimento da população, o FUMREBOM foi criado em 2003 para oferecer as condições necessárias para o funcionamento do Corpo de Bombeiros. As receitas do FUMREBOM são originárias das Taxas de Vistoria realizadas em todos os estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços, construções, etc, do município, além da participação CONSEPRO. Depois da tragédia da boate Kiss, de Santa Maria, nova legislação atribuiu ao Corpo de Bombeiros mais responsabilidades, bem com à comunidade.

Estamos bem servidos
As contribuições e taxas que formam o FUMREBOM possibilitaram grandes obras e aquisições de equipamentos de importância transcendental. Viaturas, guindastes, guinchos, desencarcerados, serra elétricas, equipamentos de proteção individual aos bombeiros, reformas, enfim muita coisa foi feita, colocando o nosso Corpo de Bombeiros como referência no Estado e no Brasil. A conclusão das obras para a sede de realização de cursos de formação de bombeiros é a meta. Mesmo não concluído, o local (na linha Salgado) é o único disponível e em boas condições para esses cursos, já tendo recebido, inclusive, muitos civis e militares bombeiros de fora do Estado e do País. Bombeiros de Bento também realizaram cursos no exterior – o mais recente no Chile -, até mesmo na Alemanha. Como se pode constatar, estamos muito bem servidos no tocante a equipamentos e qualificação de pessoal. A carência é no efetivo. Falta algo em torno de 20 bombeiros em Bento Gonçalves para termos o número adequado. Mas, mesmo assim, não podemos reclamar. Estamos muito além da maioria dos municípios. O pagamento das taxas de vistoria e da área azul (21% são destinados ao CONSEPRO) está tendo ótima destinação. Para o bem de todos.

Entupiu tudo
Quarta-feira o porto-alegrense e quem lá estava viveu o legítimo “dia de cão” no trânsito da cidade e vizinhança. Um acidente ocorrido no meio da tarde, envolvendo uma carroça, um caminhão e dois carros provocou a interrupção do trânsito em Eldorado do Sul, nos dois sentidos da BR-290. Como há interligação de tudo, pouco depois os reflexos se fizeram sentir na Free Way (já a partir da General Motors), na Av. Castelo Branco, na Av. Farrapos, BR-116, BR-448, ruas do centro de Porto Alegre, viaduto da Conceição, Túnel, etc. Às 16h50min tentei sair da Avenida Cristóvão Colombo em direção a Avenida Farrapos para chegar na BF-116 e voltar para Bento. Só tentei! Duas horas e meia depois eu estava no maior engarrafamento da história do Rio Grande do Sul, tendo percorrido pouco mais de 900 metros de onde saí. Fiz o que o bom senso me mandou fazer: parei e jantei em Porto Alegre, adiando minha volta para às 21h30m. Entupiu tudo por lá.

Nosso futuro
Isso tudo que aconteceu QUARTA-FEIRA (quarta-feira, não numa sexta-feira, de verão e véspera de feriadão) diz bem da total falta de planejamento que o Brasil, como um todo, sofre desde 1500, quando Cabral aqui aportou. E não se culpe UM governo ou partido. TODOS foram omissos, pelos mais variados motivos. A indústria automobilística foi produzindo e vendendo cada vez mais veículos. Os governos militares construíram milhares de quilômetros de rodovias, mas esqueceram de incrementar as hidrovias e as ferrovias. O governo fhc entregou a pouca malha ferroviária já existente, a preço de bananas, e sem exigências de ampliação e manutenção. O resultado se vê aqui mesmo, em Bento Gonçalves. Os governos federal, estaduais e municipais foram se sucedendo SEM PLANEJAMENTO, SEM PROJETOS viários. Alguns, como o prefeito Pepe Vargas, em Caxias do Sul, tiveram alguma visão e foram buscar dinheiro em Brasilia para construir perimetrais, além dos governos petistas de Porto Alegre, há muitos anos.

Nosso futuro II
Mais recentemente, graças a Copa do Mundo, várias obras viárias foram e estão sendo realizadas em Porto Alegre, com forte apoio financeiro do governo federal. Mas, em razão dessas obras, muitos locais estão com o trânsito parcial ou totalmente interrompido, contribuindo sobremaneira para os problemas como os desta quarta-feira. Porto Alegre tem, pois, algumas perspectivas de melhoras. Mas, e nós, em Bento Gonçalves, o que temos? Eu digo, sem medo de errar: nosso futuro é de caos total e absoluto no trânsito da cidade. Muito se falou em PERIMETRAIS nesses últimos 40 anos. Mas, o que, de prático, foi feito? Nada! Bento Gonçalves foi INCHANDO (não cresceu, INCHOU) tudo regado às alterações de planos diretores na calada da noite. Hoje se falar em PERIMETRAIS em Bento é insanidade. Não há possibilidades. Bento Gonçalves foi reduzido a um municipiozinho de pouco mais de 170 km2. As áreas SUL, LESTE e OESTE foram “gentilmente cedidas” aos municípios que se emanciparam sob o olhar cordato dos administradores e dos munícipes. Então, se prepare para os dias piores que virão num futuro MUITO PRÓXIMO. Bento Gonçalves vai “travar” também, podem apostar.