Nesta semana escutei algo estarrecedor onde o problema da saúde em Brasília seria por causa que o povo ia procurar os hospitais apenas de noite. Nas palavras do Secretário de Saúde do DF, “o mau hábito da população de procurar hospital apenas à noite…” sobrecarregaria o sistema público de Brasília. O Secretário culpou o povo.
Temos mais de 45.000 mortes no trânsito por ano neste país. A cada dia morrem, em média, 123 pessoas nestas características. A culpa é do excesso de velocidade e da imprudência. A culpa, para eles, portanto, é do povo.

Temos mais de 50.000 mortes por homicídio por ano neste país. Na guerra entre Israel e Gaza, que todos os dias aparece na televisão, morrem, em média, 50 por dia. E vejam que estão em guerra. Os noticiários da imprensa inteira, do mundo inteiro, todos os dias, apresentam os números de mortes e bombas e mais bombas. É notícia no mundo inteiro que há a guerra e que morrem 50 por dia. Aqui, ninguém diz nada sobre os homicídios diários. A culpa, para eles, é do povo, é claro.

Quem acompanha esta coluna sabe que estou dizendo há muito tempo que este país está com problemas sérios na economia por má gestão governamental, em todos os níveis de governo, e que a solução deveria passar por amplas reformulações da política econômica brasileira. Como é um ano eleitoral e muitos tentam tapar o sol com a peneira, poucos falam. Os que falam, são taxados pelo governo de golpistas ou pessimistas. Os que não falam, tá bom assim. A culpa dos desequilíbrios, para eles, é do povo.

No campo da educação, estamos sendo avaliados muito mal em todas as comparações internacionais. Os professores são mal pagos e muitos pais transferem para a escola a sua responsabilidade de passar aos filhos a verdadeira educação. A culpa é do povo.

A inflação está crescendo; a culpa é do povo pois está consumindo muito e, por isso, os preços aumentam;
O país não cresce; a culpa é do povo que compra produtos importados gerando emprego lá fora.

A geração de empregos parou; a culpa é do povo que quer trabalhar.

Alguns chamaram de guerreiros e outros de heróis os corruptos do mensalão. Pode uma coisa destas?

Cadê os novos hospitais e a saúde de segundo mundo ( nem falo de primeiro pois nunca a teremos mesmo ) que os governos dizem que entregam para o povo?

Cadê as estradas duplicadas, os viadutos e as vias sem buracos para redução do número de acidentes? Para que fazer isto se podemos multar, pensam os governos.

Cadê os investimentos em segurança pública, com profissionais mais bem pagos?

Cadê o crescimento deste país?

Cadê a política externa que beneficie relacionamentos comerciais com países desenvolvidos, em vez de Argentina, Cuba, Venezuela e China?

Cadê o cumprimento do piso nacional aos professores deste país e de melhores estruturas para que a educação realmente seja prioridade?

Cadê os investimentos na indústria para que se construa uma base mais sólida de crescimento desta nação?

Cadê a seriedade dos governantes para com a saúde, educação e segurança? Cadê a ética nos contratos públicos? Cadê o país do futuro que sempre falam?

A culpa não é do POVO. Somos responsáveis para cobrar mais e reivindicar mais de nossos governantes. Isso sim. Mas a culpa dos flagelos que grande é sua mas você sabe de quem é.

O povo é o verdadeiro guerreiro. O brasileiro é o verdadeiro herói.
Pense nisso e sucesso.