Escrevi artigo aqui nesse espaço há pouco tempo colocando que “o Brasil deu certo” mesmo que muitos digam o contrário. Justifiquei por inúmeras razões mas principalmente por existirem quase 200 países no mundo e nosso Brasil estava na 11ª. posição.

Pois bem, agora subimos um lugar e somos a 10ª. maior economia do mundo.

Recebi esse gráfico do meu amigo Rogério Capoani, presidente do conselho do CIC-BG, sugerindo que se escrevesse sobre isso. Essa é, portanto, minha opinião e contribuição à sugestão recebida.

Ser a 10ª. economia mundial não é para qualquer um. Somos os maiores produtores de açúcar e café do mundo; maior produtor de soja, 4º. maior exportador de grãos, alimentamos 10% da população do mundo, a 7ª. economia que mais recebeu investimentos em 2021 entre outros aspectos positivos.

Temos ainda muito a fazer na distribuição de renda, na educação principalmente e em outros fatores mas, inegavelmente, somos um país que trabalha e olha para frente.

Precisaríamos industrializar mais os grãos que produzimos, não vender in natura, inclusive industrializar mais o minério de ferro exportado, investirmos em tecnologia e inovação. Os serviços estão se desenvolvendo muito e espera-se cada vez mais dessa área.

Além de tudo, mais uma notícia positiva: o desemprego baixo de 14,9 para 10,5%.

Mas pouca ênfase é dada aos números positivos da economia. Por que será?

Pense nisso e sucesso.