Estive na palestra da Ana Amélia Lemos nessa segunda passada onde ela apresentou algumas opiniões sobre política, economia e um pouco sobre ideias futuras sobre o país como a necessidade de investimento em infraestrutura, manter a integridade ética ( ficha limpa ) e contribuir com o Rio Grande do Sul e com o Brasil.

Ao final, entreguei a ela um livro do Bento+20 que contém muitos planos para o futuro de nossa cidade trabalhados em conjunto com a sociedade civil representada, a prefeitura e a câmara de vereadores informando a ela desse projeto pelo que ela nos parabenizou (www.bentomais20.com.br).

Tudo certo na palestra. Parecia que eu já tinha estado numa igual pois, na minha opinião, quase todas as apresentações de políticos são muito parecidas. Ela apresentou suas ideias que sempre são muito produtivas.

Entrega Masterplan do Bento+20 ( foto: Bárbara Salvatti, Exata).

Marijane Paese ( CIC ), Ana Amélia Lemos, Adelgides Stefenon(Bento+20).

Ao final, nas perguntas, meu amigo Antônio Frizzo fez uma pergunta, importante no meu ponto de vista, a ela: algo como “já se fala há mais de 20-30 anos sobre a reforma tributária. O que está faltando para ela sair do papel?”.

A resposta foi dada e foi para o caminho das dificuldades de estruturar-se posições ideológicas, peso das corporações públicas que não deixam de querer mais e mais poder, falta de lideranças, 36 partidos políticos dificultando a governabilidade entre outros fatores. Todos válidos obviamente. Porém, faltou o mais importante.

Eu tenho uma resposta, na minha opinião pelo menos.

Para mim, é simples: falta de vontade política.

Tudo o que foi dito e resumido acima é verdade mas não se consegue uma reforma tributária nesse país ( e nem em qualquer parte do mundo ) se não houver vontade política para tal. E vontade política para mudanças muito grandes estruturais ainda estão longe de estar presentes com força no Brasil. Somente algumas lideranças pensando ou tentando fazê-la não adianta. Precisa haver a liderança da presidência da república que queira e articule com o congresso para que a reforma tributária possa sair do papel.

Por que é importante a reforma tributária? Simplesmente porque ninguém aguenta mais pagar tanto imposto e ver tão pouco em retorno para a sociedade.

Junto com a reforma tributária deveríamos fazer a política e a administrativa. Espero que ano que vem se possa efetivamente fazer essas reformas.

Só com força política e vontade da sociedade é que se pode movimentar essa máquina que quer manter os privilégios.

Pense nisso e sucesso.