Como a imensa maioria dos brasileiros quero ver o Brasil campeão, mas quero ver o Brasil campeão em outros campos. Não apenas no do futebol.

Não é um desabafo, mas a palavra de um brasileiro desencantado com tudo o que aí está em todos os campos.

Quero ver o Brasil campeão no campo da ética, derrotando a corrupção endêmica, do povo ao governo em que tudo se desenvolve à base de generoas propinas.

Quero ver o Brasil campeão no campo da organização e eficácia, vencendo de goleada a burocracia que impera em toda parte, fazendo com que tudo precise ser carimbado e sacramentado, gerando milhões de reais para os Cartórios.

Quero ver o Brasil campeão no campo da transparência, vencendo e humilhando os nepotistas que criam verdadeiras dinastias nos órgãos públicos e que enriquecem por meio de negócios sujos com o Estado.

Quero ver o Brasil campeão no campo do transporte público, criando condições e investindo para que os projetos de “mobilidade urbana” realmente avancem, acabando de vez com essa tendência imobilizante.

Quero ver o Brasil campeão no campo da saúde, virando o jogo contra o péssimo sistema de saúde público com postos de unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais mais parecendo com os de zonas de guerra e todo mundo rezando para não cair doente.

Quero ver o Brasil campeão no campo tributário, descomplicando e racionalizando os impostos sobre o consumo que são terrivelmente complexos e cheios de distorções.

Quero ver o Brasil campeão no campo da justiça, modificando leis inócuas que protegem criminosos de todos os tipos e fechando as brechas legais pelas quais os criminosos endinheirados conseguem escapulir impunese dormir sossegados no conforto de suas mansões.

Quero ver o Brasil campeão no campo da segurança, expulsando das ruas os bandidos para trancafiá-los em cadeias para cumprirem inteiramente as penas em que foram condenados e, assim, mudar as estatísticas cujos números indicam que apenas 1% dos assassinatos resultam em prisão e este 1% não chega a cumprir 1/6 da pena.

Quero ver o Brasil campeão no campo da infraestrutura precária, ultrapassada e deficiente, cuidando das estradas que estão se esfarelando, pontes que estão desmorando, portos que estão se sucatenando e aeroportos que estão sendo uma vergonha internacional.

Quero ver o Brasil campeão em educação, dando um “chapéu” nos números vergonhosos, mesmo quando comparados aos dos países vizinhos como a Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela que já foram ganhadores do prêmio Nobel, enquanto que o Brasil não ganhou nenhum. O Brasil tem mais de 30 milhões de analfabetos funcionais e só no ano passado surgiram mais de 300 mil novos analfabetos de carteirinha e tudo mais.

Quero ver o Brasil campeão no campo das telecomunicações, dando um show de bola contra as operadoras de telefonia móvel responsáveis para que tenhamos o minuto de celular mais caro do mundo. Não bastasse isso, o sinal é péssimo, um dos piores do mundo. 4G praticamente não funciona na maioria das cidades e a internet é cara e de baixa qualidade.

Quero ver o Brasil campeão no campo da economia, jogando duro para gerar empregos de qualidade e garantir a manutenção da estabilidade econômica com adoção de política crível e existência de regras claras.

Claro que se o Brasil for campeão nesses campos todos, você, eu e a imensa maioria dos brasileiros correremos para o abraço e festejaremos largamente.

 

[email protected]