Na manhã desta terça-feira, 7 de março, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) esteve em três escolas do munícipio, EEEF José Farina, EMEF Princesa Isabel e EMEF Anselmo Luigi Piccoli, realizando divulgação do projeto “Bombeiro Mirim”. Na ocasião, foi entregue pelo major Batista, comandante da 3ª Companhia Especial de Bento Gonçalves, e pelo tenente Ozeas, um guia informativo de como se inscrever na ação e um vídeo com imagens da turma de 2022.

O Projeto Bombeiro Mirim contará com 24 crianças, sendo 12 meninos e 12 meninas. As vagas serão conferidas por meio de sorteio público a ser realizado no dia 30 de março, assegurando-se 50% delas aos integrantes do CRAS. Desde o início das inscrições, a ação obteve 140 cadastros.

De acordo com o tenente do CBM de Bento, Ozeas Cardoso de Aguiar, neste ano o desafio é ainda maior, tendo em vista a ampliação do projeto, configurado como contra turno escolar, que contará com disciplinas como jiu-jitsu (ACBJJ), inglês (Fisk), informática (Data Mais), tecnologias (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS), música (Instituto Tarcísio Michelon), natação (Hotel Dall’Onder), e disciplinas de bombeiro, como suporte básico de vida, e como agir em situações de pânico. “Há uma grande transformação entre a criança que entra e a que conclui o projeto, pois além de disciplinas curriculares os infantes aprendem a importância do desenvolvimento em sociedade, responsabilidade, hierarquia e disciplina, mudando sua relação com os familiares. Também recebem ‘missões’ como arrumar a cama e auxiliar nas tarefas do dia a dia”, destaca.

Além disso, o bombeiro ressalta que tais oportunidades, ofertadas em momento tão peculiar de desenvolvimento infantil, auxiliam no crescimento pessoal e social dos envolvidos. “Há uma evolução de valências, bem ilustradas pelo caso de um participante que atualmente integra orquestra em razão das aulas de música que conheceu no Projeto Bombeiro Mirim”, completa.

Clique no link para acessar a inscrição

Para saber mais sobre a edição deste ano, acesse a matéria.