As pendências no Cadastro Único (CadÚnico), programa utilizado para a inserção de famílias nos programas sociais do Governo Federal, devem bloquear o benefício do Bolsa Família para dezenas de famílias em Bento Gonçalves, de acordo com informações disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. O pagamento do Bolsa Família será bloqueado para usuários que estão com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) irregular no CadÚnico.

Caso o beneficiário não realizar o procedimento de atualização, uma notificação será enviada. Se houver pendência no CadÚnico, a orientação da pasta é para que a família verifique a situação na Receita Federal e tente regularizar.

Depois, é preciso atualizar o Cadastro Único para voltar a receber o Bolsa Família. No site da Receita, é só clicar em “consultar meu CPF”, colocar o número do documento e a data de nascimento. Em seguida, em “consultar” e então será gerado o comprovante da situação cadastral do CPF. A partir daí, se houver pendências, clicar em Meu CPF e atualizar. Depois, em regularizar.

Essa regularização pode ser obtida pelo e-mail da Receita Federal do estado do beneficiário, por um formulário online ou em um posto de atendimento presencial.

 A retirada da pendência é automática no Sistema de Benefícios ao Cidadão. De acordo com o ministério, o pagamento do Bolsa Família não tem relação com dívidas financeiras no cadastro do beneficiário.

Na Capital do Vinho, até o fechamento desta matéria, das 9.680 famílias cadastradas, 7.782 estão com seu cadastro atualizado, o que corresponde a 80% do total. Os números apontam que desse total de famílias cadastradas, 1.905 (20%) se encontram na linha de pobreza, 2.368 (24%) se enquadram no perfil de baixa renda e 5.407 (56%), possuem renda acima de meio salário mínimo.