O processo de licitação que vai definir qual empresa será responsável pelo projeto de elaboração de estudos para duplicação da BR-470, entre Nova Prata e Bento Gonçalves já está em andamento e deve conhecer a vencedora no dia 22 de janeiro, data em que ocorre a abertura dos envelopes contendo as propostas das interessadas. A previsão é de que o custo gire em torno de R$ 6,9 milhões e tenha prazo de um ano para a entrega do projeto.

A duplicação do trecho é considerada importante para o desenvolvimento entre as cidades onde a rodovia corta. Esperada há anos, a licitação para contratação foi lançada no dia 28 de dezembro do ano passado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Entre as ações neste primeiro momento está a realização de estudos preliminares de traçado, tráfego, topográfico, além de levantamentos ambientais, assim como a elaboração dos projetos básico e executivo, com todas as ações a serem realizadas no local.

A expectativa é de que após a finalização e entrega do projeto de engenharia, o DNIT dê início aos trâmites para contratação das obras de melhorias no trecho de 61,5 quilômetros, entre o entroncamento da rodovia com a RS-441, em Nova Prata, e se estendendo até o cruzamento com a RS-444, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.