Dados meteorológicos apontam que 2024 deverá ter índices de calor maiores que os registrados no ano passado. A informação foi divulgada pela Organização Meteorológica Mundial. Questões ligadas a influência do fenômeno El Niño e da emissão de gases poluentes devem favorecer os registros de altas temperaturas.

A National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) estima que o pico do El Niño aconteça ainda durante este mês, aumentando as chances de ocorrerem novas ondas de calor e eventos climáticos extremos neste período, uma vez que a temperatura média global costuma seguir o fenômeno.

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dos 12 meses do ano de 2023, nove tiveram médias mensais de temperatura acima da média histórica, com destaque para setembro. 

Ainda de acordo com os especialistas, a previsão para o segundo semestre é de La Niña, com diminuição de chuvas na região Sul, aumento nas regiões Norte e Nordeste e diminuição de temperaturas, principalmente na parte central do país.