A coletiva de imprensa realizada pela diretoria do Bento Vôlei na manhã de terça-feira, 1º de agosto, levantou a possibilidades para a confirmação do clube na Superliga Masculina de Vôlei 2017/2018 por meio da parceria com o Minas Tênis Clube. Apesar de um possível cenário positivo, não se descarta o cancelamento da participação do clube na edição ou, até mesmo, a mudança da sede para outra cidade.

Entre os dirigentes que compuseram a mesa na coletiva de imprensa, estava o atual presidente Romildo Rizzi. Ele evidenciou desde o começo da entrevista as vitórias (sobretudo fora de quadra) que o clube conquistou nesses cinco anos após a reativação. Para seguir nesta sequência de trabalho, o Bento Vôlei anunciou o início de uma costura de parceria com o Minas Tênis Clube – que faz parte da Superliga. Por ser um clube de grande estrutura e ter uam forte categoria de base, o Minas poderá ceder até 12 jogadores para o Bento Vôlei.

A parceria

De acordo com o diretor executivo Rafael Fantin, o Dentinho, os atletas fazem parte do time principal e não devem ser aproveitados pelos mineiros ou então fazem parte da Seleção Brasileira sub-23. “Os jogadores vêm por empréstimos, já que o cenário de contratações está comprometido pela época em que estamos. Apesar disso, seguimos atrás de reforços pontuais para reforçar a equipe. Eu acredito que teremos uma equipe mais competitiva do que a do ano passado. Talvez não seja a ideal, mas com a parceria teremos uma equipe base”, explicou.

O presidente do Bento Vôlei destacou a força do Minas Tênis Clube “O Minas é vitorioso e tem credibilidade. Eles se propuseram a nos ajudar nesse momento. Essa foi a noticia boa que nos deu uma luz pra viabilizar a participação na Superliga”. Romildo Rizzi ainda destacou que “o Bento Vôlei está em constante verificação de possíveis impeditivos na regulamentação da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV)”. A preocupação existe porque outras atitudes podem ser tomadas para que haja possibilidade do Bento Vôlei participar da competição.

Mudança de cidade é cogitada

A diretoria do Bento Vôlei em momento algum deixa de acreditar no final feliz: jogos no Ginásio Municipal e um grupo fechado. Porém, a possibilidade de mandar partidas pontuais fora de casa, ou até mesmo a mudança da sede, são ventiladas.

O presidente afirma que o Bento Vôlei ajuda a movimentar a economia da cidade e, por conta disso, espera que tudo se resolva. “Nós recebemos cerca de 5 milhões de reais com o Bento Vôlei nos últimos anos e isso se reverte para Bento”, afirmou Rizzi.

Segundo Dentinho, apenas cogita-se a realização de jogos fora de Bento Gonçalves em últimos casos. “Algumas cidades querem jogos pontuais, mas ainda não queremos cogitar isso. Primeiro vamos definir se teremos condições de realizar em Bento e, se faltar pouco, podemos vender algum jogo para outra cidade”, ponderou. Ainda de acordo com o diretor executivo, há uma cidade interessada em receber todas as partidas, bem como a mudança da sede para outro município.

Na mesma linha de raciocínio estava o ex-presidente do clube, Marcos Paulo Machado. Ele deixou claro, durante a coletiva, que o que fica é a ideia de participação, independente de qualquer fato, mas sem garantias de local. “O Bento Vôlei vai estar na Superliga. Hoje não temos os recursos necessários. Se não chegarmos ao montante, nós vamos pensar em outras cidades. Hoje é força tarefa para buscarmos recursos e parcerias, mas nada certo. De concreto, temos apenas as lacunas de patrocinadores”, afirmou.

Realidade atual

No momento, a certeza que existe para a diretoria do Bento Vôlei é de que não há recursos financeiros necessários para o início da Superliga. A confirmação de patrocínio deve ser feita até 30 de agosto. Depois disso, em caso de falta de apoio em Bento Gonçalves, o clube volta-se às outras possibilidade.

De acordo com a diretoria é necessário pelo menos R$ 600 mil para que se custeie a manutenção do plantel (com contratações e as aquisições por empréstimo do Minas Tênis Clube), viagens e demais investimentos necessários. A Superliga 2017/2018 tem data prévia para iniciar em 14 de agosto. O Bento Vôlei segue em sua procura por patrocínio.