Na manhã desta segunda-feira, 28 de março, a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, por meio de sua Assessoria de Comunicação, informou que a cidade ultrapassou os 100 mil vacinados contra a Covid-19, chegando em 100.016 até o último domingo, 27. Esse número é relativo àqueles que tomaram a primeira dose dos imunizantes, seja Astrazeneca, Pfizer, entre outras. Para segunda dose, o número também é alto, já que 93.604 bento-gonçalves já retornaram para tomar a segunda aplicação da vacina.

Em relação a dose de reforço, ou terceira dose, que deve ser tomada quatro meses após a segunda, os registros diminuem. Atualmente, 42.994 cidadãos de Bento voltaram aos postos de saúde para completar o esquema vacinal, porém, isso representa que mais de 50% das pessoas não retornaram para a devida aplicação de terceira dose. Em relação as crianças, 2.893 tomaram a primeira dose e 470 a segunda.

Vacinação (local e doses):

As unidades seguem realizando todas as doses da vacina. São elas: Maria Goretti, Eucaliptos, Licorsul, Aparecida, Central, Zona Sul, Progresso II, Zatt e Conceição.

O horário é das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.

Primeira dose

Para pessoas a partir dos 12 anos. É necessário apresentar documento com foto e cartão do SUS.

Segunda dose

  • Coronavac para quem fez a primeira dose há 28 dias.
  • Pfizer para quem fez a primeira dose há oito semanas.
  • Astrazeneca/Covishield para quem fez a primeira dose há oito semanas.

Dose de reforço

Para dose de reforço, podem procurar o serviço de saúde as pessoas com mais de 18 anos, que realizaram a segunda dose (Pfizer, Coronavac, Astrazeneca/Covishield, Jansen) há mais de quatro meses.

Adolescentes de 12 até 17 anos, imunocomprometidos, podem fazer a dose reforço após oito semanas da segunda dose.

Quarta dose

Pessoas acima de 18 anos, imunossuprimidas, que realizaram a terceira dose há mais de quatro meses.

Vacinação das crianças

A imunização de crianças de 05 até 11 anos é realizada nas Unidades Central, Centro de Referência Materno Infantil, Unidade Zona Sul (Botafogo) e Zatt das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min, de segunda a sexta-feira.

O esquema vacinal será composto por duas doses da vacina Pfizer ou CoronaVac. Os pais ou responsáveis devem acompanhar e apresentar carteirinha de vacinação.