Na tarde desta segunda-feira, 28 de março, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, renunciou ao cargo público. O pronunciamento foi feito por ele mesmo, em coletiva no Palácio do Piratini, onde afirmou que dará toda colaboração que puder para auxiliar o país a encontrar uma alternativa. Fala que corrobora com as possíveis intenções de se candidatar à presidência do Brasil em outubro.

Apesar das especulações políticas quanto ao próximo cargo de Leite, ele não revelou para o que possivelmente poderá se candidatar. A última prévia do partido do PSDB para a presidência, em novembro de 2021, mostrou a derrota do gaúcho diante do governador de São Paulo, João Dória. Portanto, muitos acreditavam que o até então governador do RS poderia mudar de partido, indo concorrer pelo PSD, por exemplo, para o cargo de presidente. Entretanto, nesta mesma coletiva, ele afirmou também que fica no partido atual, sem movimentações partidárias.

O gaúcho usou um tom político para expressar suas motivações pela saída do cargo. “Não é sobre as prévias, sobre o partido, é sobre o Brasil. Não pode qualquer projeto outro estar acima do nosso sentimento de viabilizar uma alternativa para o país”, afirmou Leite.

Com esse anúncio, seguido da renúncia de Leite, o atual vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, que também é Secretário de Segurança do Estado, deve assumir o cargo de principal chefe do poder público do Rio Grande do Sul. A transferência está marcada para quinta-feira, 31 de março, pois Eduardo Leite tinha até o dia 2 de abril para tomar essa decisão.