Pesquisas relacionadas aos benefícios da uva e seus derivados, encabeçadas por grandes especialistas do Brasil e do Exterior, serão apresentadas entre os dias 1º e 3 de junho, durante o III Simpósio Internacional Vinho e Saúde, que ocorrerá na Fundação Casa das Artes.

Estão confirmados 10 palestrantes brasileiros e seis internacionais. Entre os nomes estão os do presidente de honra do evento, o médico cardiologista e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), Protásio Lemos da Luz, do Instituto do Coração (InCor), e da professora doutora Rosa María Lamuela Raventós, pesquisadora do Departamento de Ciência da Nutrição e da Alimentação da Universidade de Barcelona.

A programação do evento contará ainda com um espaço para pesquisas inéditas, cuja apresentação poderá ser feita de forma oral ou por meio de pôster. As selecionadas serão publicadas em revista científica e as melhores nas modalidades pôster e oral serão premiadas.

Interessados em participar devem se inscrever no site www.simposiovinhoesaude.com.br. As inscrições custam de R$ 130 a R$ 300. Grupos a partir de 10 pessoas têm 20% de desconto. Para a obtenção do desconto, o grupo deverá enviar a listagem dos inscritos para o e-mail [email protected].

Além de profissionais das áreas da saúde e educação, a iniciativa tem como públicos-alvo enólogos, agrônomos e demais pessoas ligadas à vitivinicultura, formadores de opinião, imprensa e outros profissionais com afinidade ao tema.

O III Simpósio Internacional Vinho e Saúde é uma realização do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com apoio da ABE, da Embrapa Uva e Vinho e da Prefeitura, por meio da Fundação Casa das Artes e das Secretarias de Turismo e Cultura.

Serviço
III Simpósio Internacional Vinho e Saúde – Os Benefícios da Uva e Seus Derivados
Quando: 1° a 3 de junho de 2017
Onde: Fundação Casa das Artes (Rua Henry Hugo Dreher, 127 – bairro Planalto)
Palestrantes confirmados:
Alexandre Sérgio Silva (UFPB)
Andressa Bernardi (Fiocruz)
Carlos Paviani (Ibravin)
Caroline Dani (IPA)
César Fraga (UC Davis – Estados Unidos)
Daniel Araki Ribeiro (UNIFESP)
Katya Rigatto (UFGRS)
Marilde Terezinha Bordignon (UFSC)
Mauro Celso Zanus (Embrapa Uva e Vinho)
Mirian Salvador (UCS)
Patrizia Orteiza (UC Davis – Estados Unidos)
Philippe Jandet (University of Reims – França)
Protásio Lemos da Luz (InCor)
Raul Zamora Ros (Universidade de Barcelona – Espanha)
Rosa María Lamuela Raventós (Universidade de Barcelona – Espanha)
Vitor Manfroi (UFRGS)