O projeto Teatro nas Escolas, que leva a mensagem de um estilo de vida saudável tendo como atração principal o suco de uva, terá a última apresentação em Bento Gonçalves (RS) na próxima segunda-feira, dia 29. Cerca de 220 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliete Pozza se somarão aos 1,8 mil alunos da rede pública que já tiveram acesso ao espetáculo. A iniciativa é da DWR Projetos Culturais, com apoio do projeto 100% Suco de Uva do Brasil e das vinícolas Nova Aliança, Garibaldi e Casa Madeira. As primeiras apresentações ocorreram em abril, no dia 27. Em maio, a peça foi apresentada nos dias 11, 16 e 18. O Projeto Circuito de Teatro nas Escolas é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

“Estamos levando esta mensagem dos benefícios do suco de uva de uma forma bastante divertida e didática. Os alunos acabam transmitindo aos pais e para outros familiares e espalhando esta cultura de valorização da alimentação saudável, do trabalho do viticultor e de toda a cultura que envolve a uva para a região”, acredita o vice-presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló. O dirigente acrescenta que a promoção do suco de uva se estende ao apoio a pesquisas científicas, eventos esportivos e médicos e participação em feiras e projetos em pontos de venda.

A produtora cultural Beatriz Noskoski Carvalho adianta que o projeto deverá ser levado para outros municípios ainda neste ano.

Peça teatral também foi apresentada no Teatro Viajante

Entre os meses de novembro de 2016 e março deste ano, mais de três mil crianças das cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves já haviam assistido o espetáculo, no projeto denominado Teatro Viajante, viabilizado com recursos do Ministério da Cultura. A curadoria artística foi do grupo teatral Luz e Cena e a produção da empresa DWR Projetos Culturais.

Sobre o projeto 100% Suco de Uva do Brasil

O projeto 100% Suco de Uva do Brasil é desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) e abrange os estabelecimentos que elaboram sucos de uva 100% natural e prontos para beber no Brasil. Atualmente, 14 empresas integram a iniciativa. O trabalho tem por objetivo realizar ações de promoção, divulgação e integração do setor no mercado interno, capacitando produtores e adequando processos e produtos para fortalecer a imagem dos sucos de uva 100%. Avaliação de mercado, participação em feiras e eventos, interação com formadores de opinião, rodadas de negócios com agentes do trade e ações promocionais são algumas das atividades desenvolvidas.

Benefícios do suco de uva à saúde:
– Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial;
– Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) no sangue;
– Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson;
– Melhora na cognição e na memória;
– Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como os de pulmão, intestino, mama e cólon;
– Favorece as funções hepáticas do fígado;
– Redução de riscos de doenças renais;
– Auxilia no combate à obesidade;
– Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico, e, consequentemente, combatendo a fadiga;
– Aumenta o desempenho de atletas;
– Melhora a circulação periférica favorecendo a nutrição para os músculos;
– Repara as células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento e auxiliando em doenças associadas ao envelhecimento;
– Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.

Empresas que integram o projeto 100% Suco de Uva do Brasil
Casa Madeira
Coana – Sucos Terra Sol
Cooperativa Vinícola Aurora
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Cooperativa Vinícola Nova Aliança
Econatura
Famiglia Zanlorenzi
Gallon Sucos
Grand Valle
Maison Forestier
Miolo Wine Group
Vinícola Dom Eliseo
Vinícola Salton
Vinícola Terraças