Com o objetivo de resgatar e incentivar o brincar na infância a Escola Municipal Infantil As Sementinhas, por meio das professoras e educadoras proporcionaram a Semana do Brincar, que ocorreu entre os dias 11 e 19 de maio. O objetivo era que as crianças conhecessem diversos tipos de brincadeiras e brinquedos, trazendo a reflexão sobre a importância do brincar como momento de criação cultural e humana por excelência e também no desenvolvimento infantil.

Conforme a vice-diretora, Márcia Rosina, a criança gosta muito de brincar e precisa que pessoas brinquem com elas. “Por conta disso, é essencial que se pense e se planeje espaços de brincadeira ricos, ampliando o repertório infantil. Nesse sentido, a Semana do Brincar da EMI As Sementinhas foi repleta de experiências significativas. Os ambientes previamente preparados fomentaram a curiosidade das crianças, pois ao chegarem à sala a encontravam de uma forma diferente”, observa Márcia.

As diversões foram muitas. Brincar de roda, pintar o rosto, dançar livremente, fez com que as crianças pudessem imergir em um mundo de “faz de conta”, onde tudo é possível, segundo a vice-diretora. “Estes momentos, só fizeram reforçar o quanto o brincar é importante para os meninos e meninas, pois possibilita que eles possam fazer relações, vivenciar experiências, construir sua subjetividade, experimentar as mais diversas emoções, interagir e desenvolver-se”, comenta a vice-diretora.

Segundo Márcia, os pequenos precisam ser percebidos como um todo que se relaciona com o mundo a partir do seu corpo, inclusive com vivências concretas com vários amigos e com múltiplas linguagens. “Dessa forma, foram propostas atividades com panos, lanternas, retroprojetor, pisca-piscas, músicas, globo de luzes, fitas, brincadeiras antigas trazidas pelos pais por meio da participação nas atividades da escola, construção de brinquedos pelas famílias que despertaram nas crianças curiosidade, encantamento, prazer, descobertas e diversão”, garante.

Dia Internacional do Brincar

O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo. Este dia relembra que o brincar é um direito e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatividade, exploração e convivência.